O que para muitas pessoas é conveniência e ganho de tempo, para PcD pode significar mais autonomia
Com o aumento do número de diagnóstico de TDAH e com os benefícios que a tecnologia consegue proporcionar para o público com TDAH, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e a Amazon Alexa selaram nova parceria.
Depois de trabalharem juntos, em 2020, com o tema da Síndrome do Esgotamento Profissional (Bournout), agora vão se debruçar sobre o TDAH. Com isso, a Associação desenvolverá uma cartilha para clientes aprenderem mais com Alexa sobre o tema, demonstrando como a assistente virtual pode ajudar na capacidade de concentração, controle da impulsividade e imediatismo em indivíduos com TDAH. Será lançada em 5 de novembro, durante evento de 5 anos da Alexa no Brasil.
“Quando identificamos perdas na rotina do individuo é que o TDAH passa a ser uma doença e é hora de buscar apoio médico. Perdas nos anos escolares, a demora para se formar, envolvimento frequente em acidente de trânsito ou em atividade de auto risco e tendência para acidentes, são alguns dos sinais vermelho”, comentou o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo da Silva.
PcD
Uma pesquisa inédita realizada pela Hibou Pesquisas & Insights, encomendada pela Amazon, revelou que 1 em cada 3 pessoas com deficiência (PCDs) no Brasil utiliza assistentes virtuais diariamente, sendo Alexa a mais popular. A pesquisa, realizada em maio de 2024 com 488 participantes, mostrou que 91% das PCDs conhecem a tecnologia de assistentes virtuais, e 66% relatam impactos positivos em suas vidas.
O que para muitas pessoas é conveniência e ganho de tempo, para pessoas com deficiência pode significar mais autonomia. As funções mais utilizadas por eles são: reprodução de música (58%); controle de casa inteligente (46%); configuração de alarme e timers (49%); notícias (43%); configuração de lembretes (42%); comunicação (40%); criação de rotinas automatizadas (29%); fazer compras ou controlar pedidos (24%); e leitura de texto em voz alta (22%).
Apesar de muitos não terem condições de possuir um aparelho, o aplicativo da Alexa está disponível nos celulares, gratuitamente, o que já abarca o maior número de pessoas.
Dispositivos Amazon Alexa
Para conhecer de perto todos esses benefícios, fomos na Casa Conectada da Amazon Alexa, montada no Mirante 360, no bairro da Boa Vista. Outra novidade apresentada foi o Echo Spot, um despertador inteligente com Alexa integrada. O aparelho tem um display colorido compacto que facilita a visualização da hora, previsão do tempo e nomes de músicas, além de alto-falantes com som vibrante.
Ao todo, estão disponíveis no Brasil 13 dispositivos, entre eles o Echo Spot, Echo Pop, o Echo Dot (5ª geração), Echo (4ª geração), Echo Studio, a nova geração do Echo Show 5 e outros dispositivos com telas mais amplas, como o Echo Show 8, Echo Show 10 e Echo Show 15, além dos fones de ouvido Echo Buds, acessórios para streaming em TVs Fire TV Stick Lite, Fire TV Stick e o novo Fire TV Stick 4k.