Arte, música e gastronomia japonesa no KISŪ Sushi Bar da CASACOR PE

O arquiteto Diogo Viana criou um ambiente leve e eclético

A temporada 2024 da CASACOR Pernambuco começa oficialmente neste sábado (14), a partir das 14h, no Palazzo Itália, próximo ao Marco Zero. Porém, a imprensa e convidados foram conferir as novidades em primeira mão, nessa última quinta-feira. Entre os ambientes que promete ser de um verdadeiro entra e sai de movimento é o ARTEBAR por KISŪ Sushi Bar, espaço idealizado pelo arquiteto Diogo Viana, que mistura gastronomia japonesa, arte e música em uma área de 75m2.

Localizado no piso térreo de um palacete centenário, o bar apresenta uma fachada de estilo eclético e propõe uma experiência diferenciada para os visitantes. O ambiente, com capacidade para 40 pessoas, possui um bar de drinks e um sushi bar com vista para a Rua do Vigário e a Praça do Marco Zero.

“Quis criar um ambiente leve e eclético que fosse uma extensão natural da proposta de unir gastronomia, arte e música em um só espaço”, explica Viana.

O arquiteto apostou em um projeto que explora o uso do monocromatismo, com a cor Licor de Damasco, da Tintas Coral, aplicada a diversos elementos do espaço, como pisos, espelhos, pedras e mobiliário. A escolha da cor cria uma atmosfera envolvente e harmoniosa, destacando também o mobiliário assinado por designers locais. 

“A cor trouxe uma atmosfera acolhedora, enquanto as obras de arte e o design do mobiliário reforçam a ideia de um lugar que inspira e conecta. Cada elemento foi pensado para dialogar com o conceito do bar e com o contexto histórico do Recife Antigo, criando uma experiência única para os visitantes. Fugimos da paleta de cores tradicional com o objetivo de proporcionar um espaço confortável e convidativo”, explica.

Entre as peças, estão as cadeiras H, da designer Maria Helena Fontes, do Studio Agah, e as luminárias NOON, de Alberth Murta, fabricadas pela Lightdesign. O espelho Colora Bronze, da VIVIX, reveste as paredes, e o porcelanato Caatinga Cumaru, desenvolvido pelo Ateliê Marco Brajovic e produzido pela Decortiles, é utilizado no revestimento principal.

O espaço também conta com uma curadoria artística que inclui obras de galerias importantes, como Amparo 60, Christal e Garrido, além de trabalhos de jovens artistas visuais convidados por Viana: Charles Lessa, representado pela Cave Galeria, e Eduardo Gaudêncio, da Número Galeria. A proposta é criar um ambiente onde arte e design dialoguem de forma integrada.

“Cada detalhe, desde a cor dos elementos até a curadoria artística, com obras de galerias renomadas e de artistas convidados, reflete o compromisso de celebrar a criatividade local e de fazer o bar dialogar com a rica história do Recife Antigo. Cada detalhe foi pensado para que o visitante se sinta envolvido em uma atmosfera única, onde a arquitetura interage com o conceito do ambiente”, explica Viana.