Designer recifense oferece curso gratuito de costura e moda circular

A designer, consultora e educadora recifense Natália Borges promove, até sexta-feira, em Riacho das Almas, município do Agreste de Pernambuco, o curso “Costura & Upcycling”. Trata-se de um projeto que une moda e educação ambiental com o propósito de estimular o desenvolvimento sustentável no Estado.

A estilista capacitará a população local para o mercado de trabalho através de técnicas de costura industrial aliada a processos de upcycling e informações teóricas baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. A formação está inserida na programação da Semana Fashion Revolution deste ano, movimento mundial que defende uma moda mais justa e com menor impacto ambiental, a qual a educadora é embaixadora docente.

O upcycling é um método que transforma resíduos em novos produtos, com práticas menos nocivas ao meio ambiente, criando peças de maior valor agregado e de qualidade superior às originais. A técnica não exige processos químicos, pois a reutilização dos resíduos na transformação de novos produtos é feita a partir de procedimentos manuais como recortes, costuras e mistura dos materiais.

No curso “Costura & Upcycling”, as alunas iniciarão pela introdução a conceitos de tecnologia têxtil (fibra, fio e tecelagem); conceitos, princípios e dimensões da sustentabilidade; responsabilidade socioambiental; economia solidária; impactos da indústria da moda ao meio ambiente; introdução aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030; upcycling e outras soluções criativas; técnicas de costura manual; desenvolvimento da coordenação motora para a operacionalização das máquinas de costura industrial; execução de peças de baixa complexidade; empoderamento feminino; empreendedorismo e economia criativa; introdução aos conceitos de modelagem plana e moulage; aplicação dos conceitos e técnicas de corte manual em tecido plano; e execução de peças do vestuário de média complexidade através de técnicas de upcycling.

O projeto, idealizado pela designer Natália Borges, utiliza a moda para abordar temas relativos à ancestralidade, à emancipação econômica e ao meio ambiente. O Espaço Oportunidades, em Riacho das Almas, sedia a oficina, que é completamente gratuita, com vagas limitadas. O curso deu preferência para mulheres (cis e trans) em situação de vulnerabilidade socioeconômica; comunidade LGBTQIAP+; e para a população do entorno das comunidades beneficiadas.

“Eu não consigo falar em moda sem falar em desenvolvimento sustentável, ou em aquecimento global e tantos outros assuntos que estão intimamente relacionados à indústria têxtil. Roupa também tem a ver com agricultura, também tem a ver com transportes, também tem a ver com petróleo e com fontes de energia não renováveis. O curso ‘Costura & Upcycling’ tem o propósito de levar esses assuntos que são tão importantes, para pessoas que têm menos acesso a eles, e que são as que mais sofrem diretamente os impactos das mudanças climáticas. A costura foi o meio que encontrei de falar sobre sustentabilidade e regeneração sem ter um peso tão teórico e elitista. Conseguimos abordar muitos temas e todo mundo acaba se identificando e trazendo um pouco da sua realidade para a sala de aula, enquanto aprende coisas novas que levará para a vida!”, ressalta a designer Natália Borges

Crédito das fotos: Luara Olivia