Elas enfrentaram os mesmos desafios que os colegas homens no curso de formação para Soldados Fuzileiros Navais
A primeira turma de mulheres combatentes das Forças Armadas Brasileiras é da Marinha. De forma inédita, a MB formou uma turma com 120 mulheres. Foram quatro meses, sendo dois deles sem contato com o mundo lá fora, até a formatura do Curso de Soldados Fuzileiros Navais. Antes disso, as selecionadas passaram por um concurso com mais de sete mil inscritas de diferentes partes do país.
Durante a formação, com uma rotina pesada de exercícios físicos, elas tiveram treinamentos para se tornar um fuzileiro naval. Detalhe: a desistência entre elas, de 5%, foi menor do que a dos homens, de 9%, o que mostra nossa força e resiliência.
As atividades principais do curso incluíram instrução militar naval, ordem unida, treinamento físico-militar, instrução básica de combate, operações de fuzileiros navais, armamento e tiro, além de ética profissional militar. A data representa um marco na inclusão e na igualdade de oportunidades dentro das Forças Armadas brasileiras. A cerimônia contou com a presença do Ministro de Estado da Defesa, o pernambucano José Mucio Monteiro.