Festival Pernambucano de Literatura Negra celebra as mulheres escritoras

A programação, que ocupará diversos espaços da cidade, inclui saraus, bate-papos literários, lançamentos de livros, sessões coletivas de autógrafos, entre outros

Até amanhã, o Recife recebe a 4ª edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra, um evento que destaca a literatura afro-brasileira como um movimento de resistência, valorização e afirmação cultural. Nesta edição, o festival tem como foco as escritoras negras, celebrando a diversidade e a força de suas escritas. Durante três dias de programação, o público poderá acompanhar a participação de renomadas autoras, como Fabiana Moraes, Rosangela Nascimento, Maria Cristina Tavares, entre outras, que trarão à tona suas experiências e perspectivas únicas.

A programação, que ocupará diversos espaços da cidade, inclui saraus, bate-papos literários, lançamentos de livros, sessões coletivas de autógrafos, além de ações voltadas para a sustentabilidade e o meio ambiente, entre outras atividades culturais e educativas. Hoje e amanhã a programação terá uma série de atividades na Livraria Jaqueira, no bairro do Recife.

Hoje o público poderá participar de debates, lançamentos de livros, sorteios, sessões de autógrafos e ainda assistir a uma palestra. Já no dia 20, para encerrar o evento, a programação se intensifica com uma roda de diálogo, novos lançamentos literários, um sarau literário e muito mais.

Ao longo deste ano, o Festival Pernambucano de Literatura Negra passou pelas cidades de Petrolina e Garanhuns, e agora chega à capital pernambucana, aproveitando a data simbólica do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Este é um momento para refletirmos sobre as lutas da população negra no Brasil, além de exaltar as contribuições históricas e culturais desse grupo fundamental para a formação do país.

Além disso, durante o evento, todas as mesas temáticas contarão com tradução em Libras, garantindo maior acessibilidade e inclusão. Idealizado pela jornalista e escritora Jacqueline Fraga, que nesta edição também realizou a curadoria, o Festival Pernambucano de Literatura Negra é realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio do Banco do Nordeste e recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG Recife).