O Grupo JCPM divulgou o seu segundo Relatório de Sustentabilidade do Grupo JCPM, com uma síntese dos desafios e dos resultados das atividades em 2023. No material, relatam os compromissos e ações, os caminhos trilhados nos temas sociais, ambientais e os processos de governança corporativa. Temas caros para nossa sociedade e que precisam ser discutidos pela população.
As informações são referentes a toda atuação do Grupo: nos segmentos Imobiliário, de Shopping Centers, de Comunicação e de Compromisso Social. Nesse contexto, são gerados empregos diretos para 3,2 mil pessoas e são impulsionados para o mercado de trabalho cerca de 40 mil vagas em quatro estados do Nordeste – Bahia,
Ceará, Pernambuco e Sergipe. O afroempreendedorismo, inserção de pessoas trans nas oportunidades de emprego, formação de jovens de comunidades, preocupação com as mudanças climáticas, além de debates e iniciativas sustentáveis, foram alguns dos focos do Grupo em 2023.
“Temos a real dimensão de que nossos empreendimentos, para além da constante busca pela rentabilidade de todos os negócios, devem estimular o respeito às pessoas e ao meio ambiente”, disse João Carlos Paes Mendonça Presidente do Grupo JCPM.
No quesito aquecimento global, de forma pioneira, foi elaborado um manual de boas práticas em sustentabilidade para aculturamento dos lojistas, tornando o mall também em um espaço de reflexão ambiental e de responsabilidade de cada um nessa dinâmica. Como parte dos compromissos com as mudanças globais do clima que afetam a temperatura no planeta, o Grupo criou em seus empreendimentos um padrão de gestão energética focado na aplicação de tecnologias e em sistemas ecoeficientes, alinhando a estratégia de negócios a uma economia de baixo carbono, na garantia do uso de energia renovável. Ao optar por utilizar energia elétrica proveniente de fontes renováveis
nos shoppings, o Grupo JCPM reduziu seu perfil de emissões em 22%.
“100% da nossa energia vem de fontes renováveis, o que nos proporcionou o Selo I-REC atestando essa iniciativa nos shoppings”, destaca Thayara Paschoal, gerente de Sustentabilidade do Grupo.
Na Praia de Guadalupe, em uma parceria com a ONG Voluntários do Planeta, foi realizada uma ação voltada para a conscientização ambiental nos cuidados com os rios e praias, envolvendo 262 voluntários. Outra iniciativa realizada foi com a organização Garis Marítimos, que viabilizaram um curso de formação de 30 líderes ambientais.
Na questão de gênero, o Grupo tem números animadores, mas podem melhorar. Em Salvador, 45% são mulheres; em Fortaleza e Aracaju, ambas, são 43% e no Recife, 41%. Se observarmos dentro do Instituto elas são 60% e na Fundação representam 66%. Importante destacar que o JCPM investiu R$ 17,4 milhões de recursos próprios em apoio social, sendo R$ 9,1 milhões pelo o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social e R$ 8,3 milhões pela Fundação Pedro Paes Mendonça. No primeiro, foram 8.913 jovens atendidos e no outro 7.464 atendimentos. Ao todo, foram impactadas, diretamente, cerca de 11 mil pessoas, das quais 9 mil foram jovens moradores do entorno dos shoppings.
O empreendedorismo é outra vertente com resultados positivos junto à sociedade. A ExpoPreta, por exemplo, é realizada anualmente e já impactou mais de 100 microempreendedores, entre expositores e participantes de palestras e debates envolvendo o afroempreendedorismo da cidade.
“Em 2023, os espaços disponibilizados nos shoppings para grupos exporem suas mercadorias e trabalhos, sejam em quiosques ou lojas temporárias, tiveram retorno de mais de R$ 2 milhões em vendas para eles que são, em sua maioria, microempreendedores, completa Thayara.
Para o desenvolvimento da inovação e tecnologia, o Grupo implementa projetos como Academia de Inovação com o Innovation Week, que leva especialistas da área para apresentar tendências para equipe colaboradora do Grupo JCPM. Na ocasião, são abordados temas como Inteligência Artificial, Experiência do Usuário, Estratégia Omnicanal, Segurança Empresarial, Sustentabilidade, Compromisso Social e Diversidade e Inclusão.
No Ceará
Estado que ocupa o 1º lugar no Nordeste e 3º no Brasil no ranking de assassinatos de pessoas trans (Dossiê Antra 2023), o Ceará recebe uma iniciativa para promover a inclusão e proteção para essa população minorizada e vulnerável. Trata-se do Coletivo Transcende, criado em 2023 pela unidade do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) no RioMar Fortaleza, com ações de acolhimento psicológico, capacitação profissional, promoção de saúde e cidadania e encaminhamento para o mercado de trabalho.
A partir das prioridades definidas pelo grupo protagonizado por pessoas trans moradoras de 20 comunidades do entorno dos dois shoppings do Grupo JCPM na capital cearense, nos bairros de Papicu e Kennedy, são modelados planos de ação e trilhas de formação que atendam seus anseios e necessidades. Para isso, o Coletivo articula parcerias com a Secretaria de Diversidade do Ceará, Centro de Referência Thina Rodrigues, Ministério Público, Senac, entre outras. A ação promove ainda a cultura de Diversidade e Inclusão junto aos lojistas do shopping para a contratação de pessoas trans.