Instituto Lojas Renner atua em projetos sociais e ambientais, com foco no empoderamento feminino

Segundo ranking da Revista Time, Renner está entre as 30 empresas mais sustentáveis do mundo

Pensando em avaliar as práticas de companhias em todo o mundo e a adesão aos programas climáticos mais respeitados, a revista Time divulgou, pela primeira vez, um ranking com as 500 empresas mais sustentáveis do mundo e apenas uma brasileira está entre as 100: Lojas Renner, que ficou no 22º lugar. A varejista de moda gaúcha foi o grande destaque para o Brasil, ficando entre as 30 primeiras colocadas.

A lista, desenvolvida com a especialista em dados Statista, utilizou uma metodologia rigorosa para medir o impacto e entender quais, de fato, estariam adotando a sustentabilidade em seu modelo de negócio. Quem levou o primeiro lugar foi a Schneider Electric, que tem sede na França e cria software e serviços para gerenciamento de energia.

Instituto Lojas Renner

Muitos talvez não saibam, mas a marca criou o Instituto Lojas Renner, um braço social da varejista. Ele atua em diversos projetos sociais e ambientais, com foco no empoderamento feminino. O Instituto já investiu cerca de R$ 82 milhões, provenientes de doações da Lojas Renner ou de leis de incentivo fiscais, e apoiou mais de 360 ações, impactando mais de 28 mil mulheres.

A marca tem 65% de colaboradores mulheres; 61,7% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres e 50,4% dos colaboradores se identificam como negros. Referente à mudança climática e biodiversidade, 63,4% dos fornecedores da cadeia de suprimento utilizam energia renovável e o algodão e a viscose usados na fabricação de seus produtos devem ter certificação que ateste boas práticas socioambientais, inclusive relacionadas à preservação da biodiversidade. Já alcançam 98% do algodão e 96,27% da viscose certificados.

Entre os projetos apoiados há o Empoderando Refugiadas, que atua na capacitação e encaminhamento para o mercado de trabalho de mulheres refugiadas, o Varejo Plural, voltado para a capacitação de grupos minorizados para inclusão socioeconômica no varejo e o Tecendo Autonomia, um programa que busca acelerar negócios liderados por mulheres que atuam com impacto social positivo e tenham produtos que trazem menor risco ao meio ambiente, através da produção de algodão agroecológico.

Liberdade da mulher na moda Renner

Aliás, a Renner está com uma coleção linda inspirada pela liberdade da mulher contemporânea. A coleção foi criada para atender a todas as ocasiões do dia a dia e às mais diferentes personalidades com muita autenticidade.  Para capturar essa diversidade de estilos e estar alinhada com as principais tendências da estação, a marca aposta em cinco macrotrends: o clássico e versátil “Utilitário Elevado”, a suavidade do “Novo Boho”, o tradicional repaginado “New Preppy”, a fluidez e leveza do “Romântico Moderno”, contrastadas com a jovialidade e autenticidade do “Sportcore”.