Mostra Olegarinha de Artes da Mulher capacita mulheres do Sertão nordestino no empreendedorismo gastronômico sustentável

Evento apresenta gastronomia de mulheres quilombolas, em Triunfo (PE)

A Mostra Olegarinha de Artes da Mulher (MOA), edição Sabores do Sertão, acontece de 10 a 14 de dezembro, em Triunfo, no Sertão Nordestino, com o objetivo de promover o empoderamento feminino e impulsionar o empreendedorismo entre as mulheres sertanejas. A programação destaca as quilombolas e indígenas da região, com foco em resgatar saberes ancestrais afro-brasileiros e capacitar as participantes para a criação de negócios gastronômicos e sustentáveis.

Marcela Paes, produtora do evento, acredita que espaços como a MOA são importantes para a valorização das mulheres do Sertão.

“A MOA é uma oportunidade única para mulheres e meninas quilombolas e do Sertão de Pernambuco aprenderem e trocarem conhecimento, além de se capacitarem para empreender em um setor tão crescente quanto a gastronomia. Queremos fortalecer a cultura local e criar novas possibilidades de geração de renda, respeitando e valorizando as tradições e ancestralidade das mulheres da região”, afirma.

Durante os cinco dias de evento, serão oferecidas palestras, oficinas e apresentações culturais com grandes nomes da gastronomia, arte e música regional. O evento contará com palestras de especialistas como Tayná Passos, Elis Almeida, Fabíola Pinto e Angélica Nobre, além de oficinas sobre gastronomia sustentável, empreendedorismo feminino, e precificação de negócios. “Trouxemos mulheres que possuem vivências e um histórico de luta e resistência”, revela Marcela Paes.

Segundo a produtora, a Feira MOA – Sabores do Sertão, que fecha a Mostra, no dia 14 de dezembro, será uma grande confraternização com oportunidade de negócios, pois reúne a gastronomia regional quilombola, artesanato e manifestações culturais, como o Coco de Roda, a tradicional Cambinda de Triunfo, e shows de Jéssica Caitano e Elis Almeida.

A MOA visa proporcionar um ambiente de aprendizado, troca e fortalecimento das mulheres do Sertão, com foco na sustentabilidade e no empreendedorismo criativo. Ao final do evento, as participantes terão a oportunidade de divulgar e comercializar seus produtos, gerando novas perspectivas de desenvolvimento para suas comunidades. “Visitar a feira é uma oportunidade de provar a famosa culinária das mestras cozinheiras do Quilombo de Águas Claras e de Santa Rosa”, diz Marcela.

Para Antonio Pinheiro, articulador cultural que idealizou a primeira edição da MOA, “esse é um compromisso com a valorização da cultura local e com o empoderamento feminino, especialmente nas comunidades quilombolas e indígenas do Sertão de Pernambuco”.

Vale ressaltar que a Mostra é patrocinada pela Ambev e o PretaHub – aceleradora do empreendedorismo negro no Brasil, que contemplaram 21 projetos em todo o Brasil, através do Fundo Bora Cultura Preta. O Guaraná Antarctica é o patrocinador oficial do encontro.

Com informações de Manoela Siqueira