Um colchão com ótimo desempenho garante uma atmosfera de relaxamento propícia para uma noite de sono
Colchões importados e comercializados no Brasil têm obrigatoriedade de apresentar certificado de conformidade e selo INMETRO. Os importadores devem buscar a certificação para garantir a segurança do consumidor brasileiro.
O sono é um dos tripés para nossa saúde, juntamente com exercícios físicos e alimentação saudável. Uma noite dormida tranquilamente já trás o anúncio de um dia seguinte com mais força e ânimo. Para isso, a escolha de um bom colchão é fundamental para um ambiente de sono confortável, já que passamos boa parte da vida dormindo. Pouco se fala sobre as obrigatoriedades que há no mercado brasileiro para colchões importados, tanto aos fabricantes quanto para as empresas que importam e comercializam no país.
O consumidor precisa estar atento ao selo de identificação da conformidade, item obrigatório e fixado ao colchão, pois garante que o produto passou pelo processo de certificação do INMETRO, podendo ser consultado no site do órgão (http://www.inmetro.gov.br/prodcert/produtos/busca.asp).
O processo de certificação é realizado com auditorias e ensaios de desempenho através de testes em laboratórios acreditados para assegurar que o produto atingiu parâmetros mínimos exigidos pelo órgão para que possa ser comercializado. Sendo assim, o selo de identificação da conformidade é obrigatório em colchões de espuma e mola. Na falta do selo, entende-se que o produto não passou pelo processo de certificação, testes e avaliações definidos por Portarias pelo INMETRO.
Neste caso, tanto o consumidor quanto a indústria nacional são prejudicados, pois as empresas que cumprem a determinação compulsória investem no processo de fabricação para apresentar os colchões dentro dos padrões exigidos.
“Todos os colchões de espuma e de molas devem exibir o selo de conformidade do INMETRO. Não são apenas os importadores que estão sujeitos a punições por comercializar colchões sem certificação e registro no INMETRO, os lojistas também podem ser responsabilizados. Isso pode resultar em multas, apreensão ou inutilização dos produtos, suspensão da comercialização e até mesmo interdição do estabelecimento. A regulamentação visa garantir requisitos mínimos de desempenho, segurança e proteção à saúde do consumidor através de normas de fabricação. O selo do INMETRO é uma garantia de que o produto está registrado e em conformidade com as regulamentações vigentes”, explica Rogério Soares Coelho, Coordenador da Comissão de Normas e Certificações da Abicol.