Programa Juntos Pela Cidadania chega ao Sertão

Estarão, de forma gratuita, à disposição da população, serviços como emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito; RG e muito mais

A quarta edição do Juntos Pela Cidadania, primeira do ano de 2025, acontecerá na cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, nos dias 14 e 16 de janeiro, das 8h às 12h. O evento é marcado pela prioridade da gestão da governadora Raquel Lyra em interiorizar serviços e ações em busca de assegurar, de forma gratuita, diversos direitos à população.

Essa ação se somará à agenda do já consolidado Programa Chapéu de Palha, em que ocorre o cadastramento de trabalhadores rurais e da pesca em condições adversas da entressafra e a oferta de serviços de cidadania à população geral. Com isso, pretende-se otimizar ações conjuntas envolvendo um raio ampliado de secretarias estaduais, municipais e ações de organizações sociais locais.

Enquanto o Chapéu de Palha ocorrerá de 13 a 17 de janeiro, o Juntos Pela Cidadania oferecerá ações de emissão de RG e certidões civis entre os dias 14 e 18 de janeiro. Já nos dias 14 e 16 de janeiro, ocorrerão os “Dias D”, em que será oferecida uma versão mais completa do Juntos Pela Cidadania, com a oferta de mais serviços para a população.

Participam da coordenação do evento a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, a Secretaria de Defesa Social, a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Regional e Gestão e a Secretaria Estadual de Educação.

Serviços gratuitos

Em Petrolina, estarão, de forma gratuita, à disposição da população, serviços como emissão de segundas vias de certidões (nascimento, casamento e óbito); RG; orientação e entrega de formulário para Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA); orientação e entrega de formulário para Passe Livre Intermunicipal; orientações e atendimentos do Procon Pernambuco; distribuição de preservativos (femininos e masculinos); palestras informativas sobre violência contra as mulheres; cadastramento no sistema de emprego do Governo Federal; inscrições para cursos de qualificação e empreendedorismo; cadastramento e orientações sobre o IDJovem; ofício para habilitação de casamento; PE Produz; negociação de dívidas com a Compesa e a Neoenergia, serviços de saúde e entre outros.

“Pretendemos otimizar ações conjuntas envolvendo um raio ampliado de secretarias estaduais e municipais, além de reforçar ações de organizações sociais locais, com a finalidade de promover para a população dos territórios prioritários uma oferta de serviços ampla e que viabilize o acesso à cidadania do povo pernambucano nos mais variados territórios”, afirmou Titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência do Governo de Pernambuco, Joanna Figueirêdo.