Em palestra na Casa Zero, a primeira mulher negra a assumir o cargo de Procuradora Geral do Estado de São Paulo, Inês Coimbra, inspira e defende diversidade como essência da inovação
A Casa Zero abriu espaço para uma presença marcante: Inês Coimbra, a primeira mulher negra a assumir o cargo de Procuradora Geral do Estado de São Paulo. Em sua palestra, intitulada “A diversidade não é um favor”, Inês revelou aos presentes um pouco de sua jornada de vida e carreira, suas lutas e conquistas, oferecendo uma reflexão poderosa sobre inclusão e representatividade.
A presença de Inês na Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE) é histórica e desafiadora. Além de ser pioneira, ela foi reconduzida ao cargo pelo governador Tarcísio de Freitas – um feito inédito na PGE, especialmente em uma mudança de governo.
“Nossa atuação é eminentemente técnica, e ele procurava perfis técnicos. Eu não o conhecia, mas quando nos sentamos para conversar, discutimos profundamente o papel da procuradoria, as dificuldades e os projetos”, relatou Inês, com a naturalidade de quem se propõe a abrir caminhos.
No entanto, ela foi além dos aspectos técnicos e fez questão de conversar com o governador sobre equidade racial e de gênero, temas que, para ela, são essenciais. “Falei com ele sobre a importância de vocalizar essas questões nesses espaços”, compartilhou. Para Inês, a postura do governador mostrou que ele entendeu que promover equidade é muito mais do que uma questão política; é uma forma de reparar injustiças que ainda afetam tantas pessoas.
Em sua fala na Casa Zero, Inês destacou que a mudança real exige ação e que é preciso abrir portas para pessoas negras ocuparem cargos de liderança. “Se ampliarmos essa base, já vamos melhorar um pouco”, disse. Para ela, é claro que essa transformação não acontece por si só. “Não vai haver uma mudança orgânica, não é algo que vai ‘se resolver sozinho’. Se não houver uma força para que a transformação aconteça, ela não vai acontecer”, enfatizou.
“O que vimos hoje com a palestra de Inês Coimbra foi a reafirmação de que não existe inovação sem um olhar essencial para as pessoas. A trajetória de Inês é inspiradora e representa a mulher negra lutando e ocupando um espaço de poder fundamental. Uma mulher com vivências importantes e que trouxe uma reflexão profunda sobre inclusão e equidade. O convite foi feito de forma especial porque Inês Coimbra é um exemplo para todos. Sorte do governador de São Paulo ter uma mulher de caráter e fibra no seu quadro”, o CEO da Rede Muda Mundo, Fábio Silva.