Cerca de 20 crianças e adolescentes do Quilombo de São Lourenço, em Goiana, vão subir ao palco para fazer participação especial juntamente com a Orquestra de Frevo Revoltosa
Cerca de 20 crianças e adolescentes do Quilombo de São Lourenço, comunidade formada por remanescentes e descendentes de escravos fugitivos, participaram de uma vivência musical inédita em sua comunidade, ao longo desta semana. Localizado no distrito de Tejucupapo, no município de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, o território fica a 66 km do Recife e abriga cerca de 300 famílias que mantêm vivas suas tradições culturais e históricas.
A ação, que leva vivência musical para a localidade, faz parte do projeto de itinerância musical “Hoje Tem Frevo no Terreiro”, promovido pela Sociedade Musical 5 de Novembro, conhecida como Banda Revoltosa, Patrimônio Vivo e Ponto de Cultura em Pernambuco. Entre a segunda-feira (25) e esta sexta-feira (29), as crianças vivenciaram o aprendizado do frevo, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, de forma prática e teórica. Os pequenos foram introduzidos ao universo das partituras, instrumentos musicais e às raízes culturais desse ritmo que é símbolo da cultura carnavalesca pernambucana A capacitação foi ministrada por músicos da Revoltosa, e também contou com apoio pedagógico.
A formação, que tem como proposta despertar habilidades essenciais para o desenvolvimento infantil, como disciplina, convivência coletiva e senso de pertencimento. Além disso, busca contribuir como ferramenta de transformação e inclusão, resgatando o patrimônio cultural e apresentando às crianças um caminho para vivências profissionais e criativas no futuro.
ENCERRAMENTO –
Neste sábado (30), será realizada a entrega do certificado de participação das crianças e adolescentes na oficina. O evento, aberto ao público, acontece às 15h, em uma solenidade marcada pela animação, diversão e muita alegria. Durante a solenidade, os participantes sobem ao palco, para uma participação especial, juntamente, com os músicos da Orquestra Revoltosa. Na ocasião, o maestro Severino Belarmino, conhecido como Maestro Sapatão, realiza a entrega dos certificado.
A oficina de vivência musical do frevo em comunidades quilombolas, é promovida com incentivo da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, através do Funcultura. Em dezembro e janeiro, a oficina será realizada em quilombo em Santa Maria da Boa Vista e Afogados da Ingazeira, ampliando seu impacto social e cultural.