21 de agosto de 2025 às 16h03min

Por Renata Castro | renata.castrofc@gmail.com
Congresso em Foco
O Prêmio Congresso em Foco revelou, ontem, os parlamentares que se destacaram no exercício do mandato em 2025. Considerado o Oscar da política, a premiação reconhece os deputados federais e senadores que se sobressaem pela atuação ética, em defesa dos direitos humanos, da boa governança, da transparência e do interesse público. A edição deste ano registrou o recorde de 2,8 milhões de votos válidos, o maior número já alcançado desde a criação da premiação, em 2006.
Os Melhores
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) levou o primeiro lugar pelo voto popular no Senado, enquanto o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) levou a mesma posição pela atuação na Câmara. Além do voto popular pela internet, pelo qual ambos foram eleitos, a premiação também conta com outras duas categorias: avaliação de jornalistas que cobrem o Congresso e análise de um júri especializado da sociedade civil, que considera critérios técnicos como presença, qualidade das proposições e capacidade de articulação.
Nordeste
Dois dos três políticos eleitos pelo voto popular como Melhores Senadores da Região Nordeste são de Pernambuco: Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT). Completa a lista a senadora Augusta Brito (PT), do Ceará.
Pernambuco
Também pelo voto popular, Túlio Gadelha (Rede) foi escolhido como o Melhor Deputado Federal de Pernambuco. Já os deputados pernambucanos Fernando Coelho Filho (União) e Augusto Coutinho (Republicanos) foram indicados pelo júri técnico para figurar entre os três melhores em Inovação e Tecnologia, e em Apoio ao Comércio, Indústria e Serviços, respectivamente. Clique aqui para conferir todos os premiados.
Abandono Afetivo
Um projeto aprovado nesta quinta-feira (21) pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados caracteriza abandono afetivo como conduta proibida por lei. A medida determina mudança no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para classificar o abandono afetivo como conduta ilícita e impor reparação de danos ao pai ou à mãe que deixar de prestar assistência afetiva a seus filhos, seja pela convivência, seja por visitação periódica. O Projeto de Lei 3212/15 seguirá para sanção presidencial, a não ser que haja pedido para ser analisado também pelo Plenário da Câmara.
CPI da Adultização
Nesta quarta-feira (20), o Senado criou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Adultização, destinada a investigar crimes cometidos contra crianças e adolescentes, incluindo denúncias de pedofilia e abuso on-line. A CPI será composta por 11 membros titulares e 7 suplentes, e terá prazo de 180 dias. O pedido de criação da comissão foi apresentado em conjunto pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pelos senadores Jaime Bagattoli (PL-RO) e Magno Malta (PL-ES).
Eunice
O Observatório do Clima lançou uma plataforma sobre mudanças climáticas que reúne textos, ilustrações e gráficos com o objetivo de ampliar o acesso à informação e facilitar a compreensão pública sobre as mudanças do clima. Entre os temas abordados na Eunice – Espaço Unificado de Informação Climática e Engajamento, estão: efeito estufa, mudanças climáticas naturais, aquecimento global atual, efeitos das alterações do clima, negociações climáticas, papel da sociedade, impactos dos setores de energia e agropecuária, além da geoengenharia. Acesse aqui.
Artigo Científico
Para quem deseja se aventurar na escrita científica, um curso gratuito e on-line promete ensinar os principais aspectos do processo de elaboração, submissão e publicação de um artigo científico. As aulas serão ministradas ao vivo, entre 02 de setembro e 09 de outubro, com certificado de participação para os participantes que alcançarem a frequência mínima de 75% nas aulas. Para participar, faça sua inscrição aqui.
Rápidas
- O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE está com 603 vagas de estágio abertas no Distrito Federal. Confira as oportunidades aqui.
- A Semana de Inovação 2025, maior evento de inovação em governo da América Latina, está com inscrições abertas. Sob o tema Sustentabilidade, serão mais de 500 horas de programação gratuita distribuídas em iniciativas on-line e presenciais, em Brasília. Inscreva-se aqui.
- O forró toma conta da capital federal neste domingo (31). As bandas Mastruz com Leite, Calcinha Preta e Limão com Mel fazem apresentação única no festival Na Praia, na orla do Lago Paranoá.
Por Renata Castro
@renatinhacfc