A saúde da mulher 40+ é tema de worshop na UniFafire

Evento discute a saúde e os desafios enfrentados pela mulher 40+

“Saúde da Mulher 40+” é o tema central do 2º Workshop de Saúde da Mulher que será realizado nesta quinta (27), no auditório do Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFafire http://www.unifafire.edu.br), na Boa Vista. O evento tem como objetivo principal debater de forma multidisciplinar os principais temas associados à saúde feminina nessa fase da vida, focando nas mudanças que ocorrem no climatério/menopausa, e apresentando possíveis estratégias de intervenção terapêutica que são capazes de melhorar a qualidade de vida da mulher. O workshop é gratuito e aberto ao publico em geral. A Unifafire fica na Av. Conde da da Boa Vista, 921.

A iniciativa é promovida pela coordenação do curso de Nutrição do Centro Universitário e trará abordagens significativas voltadas para esse público. Os temas discutidos são: Nutrição no climatério e na menopausa: qualidade de vida muito além da reposição hormonal, com a palestra da nutricionista Karol Araújo, especialista em saúde da mulher e fertilidade; Porque precisamos falar sobre a síndrome musculoesquelética da menopausa? com a fisioterapeuta e mestre em Psicolgia Clínica, Renata Soraya Coutinho da Costa; Os sentidos da maternidade para as mulheres que engravidam a partir dos 40 anos, com a psicóloga e doutora em Psicolgia Clínica, Ana Cláudia Alexandre, professora da UniFafire; e por fim, o evento traz à tona o tema Violência contra a mulher no contexto da saúde pública e as estratégias de enfrentamento a partir de práticas de defesa pessoal, com exposição do mestre em Educação Física, Bruno Santana, que é mestre de Capoeira do Grupo Chapéu de Couro.

“A saúde da mulher acima dos 40 anos merece uma atenção especial, pois é nesse período onde ocorrem mudanças importantes, como alterações hormonais, maior risco de doenças cardiovasculares e perda de densidade óssea. No encontro, iremos tratar de maneira mais completa sobre as formas de cuidado diário, prevenção de doenças relacionadas à menopausa e as questões físicas, emocionais e sexuais enfrentadas pelas mulheres nessa fase da vida para que elas possam ter uma vida mais saudável, produtiva e feliz”, enumera a nutricionista Tâmara Gomes, coordenadora de Nutrição da UniFafire e que está a frente da organização do workshop.