Abertas vagas para novas marcas autorais comercializarem na loja MAPE

Inscrições vão até o dia 29 de outubro; marcas precisam ter CNPJ registrado em Pernambuco e desenvolver trabalho identificado como moda autoral

Estão abertas, até o dia 29 de outubro, inscrições para marcas pernambucanas que queiram ter seus produtos de vestuário e/ou acessórios comercializados na loja da Moda Autoral de Pernambuco — MAPE. O Edital de Chamamento 05/2024 prevê, além da venda, também a promoção e a exposição das peças. Tanto o edital quanto o formulário de inscrição podem ser acessados pelo site http://www.adepe.pe.gov.br e pelo perfil @modaautoralpe, no Instagram.

Política pública do Governo do Estado, a MAPE é uma iniciativa de economia criativa desempenhada pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco — Adepe. Funciona em formato de loja colaborativa, agregando, atualmente, 79 marcas.

“Junto às lojas do Artesanato de Pernambuco e das Bebidas de Pernambuco, a MAPE é uma iniciativa de muitos êxitos: suas vendas geram renda direta para os estilistas, criativos e designers das marcas, e a sua localização a torna uma plataforma de difusão da nossa cultura para um amplo espectro de visitantes”, ressalta Camila Bandeira, diretora-geral de Promoção da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).

O edital de agora tem por finalidade promover a inserção de mais marcas pernambucanas na política pública, que é inédita no Brasil. Para se inscrever, é necessário que a marca tenha CNPJ registrado em Pernambuco e desenvolva um trabalho identificado com moda autoral. Entende-se por moda autoral aquela que apresenta elementos de autenticidade, de atemporalidade e da cultura local expressas na criação, num ciclo produtivo pautado pela economia circular.

“Ao promover renda e ao difundir a nossa cultura impregnada nos nossos produtos, a MAPE valoriza e fomenta a moda autoral do Estado enquanto setor que gera economia e que pode crescer sempre mais”, completa a diretora, citando o faturamento da loja no último mês de setembro, quando vendeu um total de quase R$ 143 mil. Este montante, na comparação com o mesmo mês de 2023, resulta num crescimento de aproximadamente 30%.

Após o período de inscrições, as marcas serão avaliadas em duas etapas: a primeira, de habilitação jurídica e fiscal, para análise da documentação e da situação da empresa; e a segunda, técnica, feita por uma curadoria especializada. O cronograma completo e outras informações podem ser consultadas no edital.