
Com foco na inclusão e diversão, o bloco do Instituto Dimitri Andrade acontece dia 23/02, na Av. Boa Viagem
O Instituto Dimitri Andrade promove, no dia 23/02 (domingo), a partir das 9h, o Bloco inclusivo “Ser Diferente é Normal”, no Segundo Jardim de Boa Viagem. O bloco traz uma programação voltada para incluir foliões neurodivergentes e suas famílias no cenário carnavalesco da cidade. Entre as atividades estão banho de caminhão-pipa, orquestra de frevo, mini trio elétrico, a banda Super Kids e a bateria Fábrica de Samba.
Criado em 2017, o bloco “Ser Diferente é Normal” busca fortalecer a sociabilidade de pessoas neurodivergentes, sua emancipação e autoestima por meio de manifestações culturais, além de fortalecer o respeito à diversidade.
O bloco foi idealizado por Frínea Andrade, psicóloga, diretora do Instituto Dimitri Andrade e mãe de um adolescente com autismo, o Dimitri. Movida pelo desejo de proporcionar inclusão e alegria, Frínea percebeu como muitos espaços se fecham para pessoas com necessidades específicas.
“Sempre fui muito festeira e queria que meu filho também pudesse viver essa experiência. O bloco nasceu desse desejo pessoal, mas acabou crescendo e se tornando uma forma de levar alegria e inclusão para muitas outras famílias”, destaca.
Em 2025, patrocinam o evento Officina Design, Treloso, Degusta, Paiva Atacadista, Congresso Autismo na Vida Adulta, Foco ABA e o Instituto Dimitri Andrade, com o apoio do Pinto da Madrugada.
“O bloco vem para criar um ambiente que respeite e acolha as diferenças. O Carnaval é uma celebração da diversidade, e o nosso bloco mostra que todos podem fazer parte dessa festa”, afirma a psicóloga e diretora do Instituto Dimitri Andrade, Frínea Andrade.