Com o tema “Saberes Conectados: Negritude em todos os espaços”, a Festa Literária das Periferias chega ao Compaz Eduardo Campos

por Redação
10 de setembro de 2025 às 11h42min

Evento gratuito acontecerá entre os dias 10 e 14 de setembro com a presença de grandes nomes da cena nacional

O Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, será palco, entre os dias 10 e 14 de setembro, da primeira edição da Festa Literária das Periferias de Pernambuco (Flup). O evento, que chega ao Recife após se consolidar nacionalmente como um dos principais encontros literários do país, promete transformar o equipamento em um grande espaço de celebração da palavra, da diversidade e da cultura popular.

A abertura oficial acontece nesta quarta-feira (10), às 18h30, com programação gratuita e aberta ao público diariamente, das 15h às 22h. Com o tema “Saberes Conectados: Negritude em todos os espaços”, a Flup valoriza a potência criativa das periferias, a força da negritude e o papel da literatura na transformação social. Estão previstas rodas de diálogo, saraus e lançamentos de livros, reunindo grandes nomes da cena literária brasileira, como Itamar Vieira Junior, autor do premiado Torto Arado.

O secretário de Cidadania e Cultura de Paz do Recife, Túlio Arruda, destaca o impacto da iniciativa:

“A Flup chega para reafirmar que os Compaz são espaços de encontro, diálogo e produção de conhecimento. É uma festa que valoriza as vozes das periferias e fortalece o acesso à literatura como direito de todos e todas”, disse o gestor.