Crianças e adolescentes com TEA terão aulas gratuitas de tênis e beach tennis

Clínica Mundos e Royal Tênis Clube se unem em ação gratuita para autistas, iniciando a campanha do Abril Azul

Antecipando as celebrações do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado em 02 de abril, a Clínica Mundos, especializada em atendimento terapêutico para neurodivergentes, promove uma série de atividades inclusivas para os pequenos e suas famílias. A agenda começa no dia 29 de março, com a realização de tarde esportiva gratuita em três quadras do Royal Tênis Clube, onde crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) vão poder experimentar tênis e beach tennis. 

O sábado promete envolver pais e filhos. No horário das 13h30 às 17h30, haverá aulas das modalidades a cada 30 minutos para grupos de quatro alunos e, ao final, quem quiser, ainda participa de jogo para testar seus conhecimentos.

“O esporte é uma ferramenta poderosa para promover a inclusão, melhorar habilidades motoras e sociais, além de fortalecer a autoestima e a confiança dessas crianças. Nessa parceria, nossa equipe terapêutica está capacitando os professores do Royal, para que possam melhor acolher os autistas”, diz a diretora técnica da Clínica Mundos, a psicóloga Paula Chaves. 

O professor Isaías Barbosa está animado com a experiência e promete ser essa a primeira de iniciativas para autistas no clube de tênis do bairro do Poço da Panela, na Zona Norte do Recife.

“A dinâmica do jogo exige movimentos coordenados, melhorando o tempo de reação e a percepção espacial. Para eles, essa estrutura regrada e previsível pode ser bastante benéfica, pois ajuda na organização mental e no desenvolvimento de habilidades sociais por meio da interação com colegas e treinadores”, explica. 

Quem já está com a raquete separada para essa tarde especial é Alan Didier, de 19 anos. Diagnosticado com autismo grau 1, ainda na infância, ele encontrou no tênis uma verdadeira paixão e um caminho para o desenvolvimento pessoal. O jovem iniciou sua jornada aos 7 anos, sentindo-se bem à vontade pelo fato de ser um esporte individual (ou no máximo em dupla), sem o contato físico direto com o adversário, o que lhe proporcionou um ambiente confortável para evoluir. A prática regular trouxe benefícios notáveis para sua socialização, cognição e desenvolvimento motor.

O TEA e a dinâmica do tênis

O tênis é um esporte que combina agilidade, concentração e estratégia. A modalidade pode ser praticada em partidas individuais ou em duplas, onde os jogadores alternam rebatidas da bola sobre a rede, dentro dos limites da quadra. O objetivo é somar pontos ao dificultar a devolução do adversário, seja por meio da velocidade, efeito ou colocação estratégica da bola.

A prática esportiva é essencial para o desenvolvimento motor, cognitivo e social de crianças com TEA e o tênis tem se mostrado uma boa opção. O esporte ajuda a melhorar a coordenação motora, o equilíbrio e a concentração, além de favorecer a interação social de forma estruturada e previsível, características importantes para os autistas.

“Outro ponto positivo é que o tênis pode ser adaptado conforme as necessidades de cada indivíduo, permitindo um ambiente menos sensorialmente sobrecarregado e mais ajustado ao ritmo do praticante. Além disso, a prática do esporte auxilia na regulação emocional, proporcionando um canal positivo para a expressão de sentimentos e para o controle da ansiedade”, acrescenta o professor Isaías. 

Quem ficou animado, não esquece: as inscrições para o evento Dia da Inclusão são gratuitas e já começaram. São 80 vagas. Corre! 

Serviço DIA DA INCLUSÃO, em quadra 

Quando : 29 de março (sábado), das 13h30 às 17h30

Onde : Royal Tênis Clube – Rua dos Arcos, 116, Poço da Panela

Quanto : Inscrições GRÁTIS em link na bio dos perfis @clinica.mundos e @royaltenisrecife

Atenciosamente,