Por Renata Castro | renata.castrofc@gmail.com
Fake News
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou uma série de resoluções que endurecem o combate a notícias falsas, prevendo, inclusive, a cassação dos candidatos e a responsabilização dos eleitores. As novas regras já começam a valer para as próximas eleições municipais, previstas para o dia 06 de outubro.
Campanhas
Entre as principais novidades está a proibição total do uso de deepfakes — vídeos ou áudios manipulados por inteligência artificial que simulam eventos ou falas de pessoas reais. Também está vedado o uso de inteligência artificial para criar chatbots que imitem humanos e se façam passar pelos candidatos. Caso alguma peça publicitária eleitoral utilize inteligência artificial, deverá ser informado de forma clara.
Eleitores
Não apenas os candidatos serão punidos pela criação e compartilhamento de notícias falsas. Os eleitores que disseminarem conteúdos inverídicos também serão responsabilizados e podem ser multados. E, se a plataforma de internet não tirar o conteúdo do ar, será punida.
Ouro, Prata e Bronze
Todos os quatro integrantes da delegação brasileira foram premiados na 56ª edição da Olimpíada Internacional de Química (International Chemistry Olympiad, IChO), que foi realizada em Riad, na Arábia Saudita. Competindo com 330 alunos, de 84 países diferentes, a equipe brasileira ganhou quatro medalhas: uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.
Medalhas
O estudante paulista Lucas Nogueira Loes conquistou a medalha de ouro e passou a ocupar o 6ª lugar geral na 56ª IChO, a maior posição já ocupada por um brasileiro no ranking. Historicamente, é a terceira medalha de ouro conquistada pelo Brasil na competição, que iniciou em 1968, em Praga. Nosso país começou a competir em 1999, na edição realizada em Bangkok, na Tailândia. Os estudantes do Ceará Artur Galiza e Gabriel Paz levaram medalhas de prata e o também cearense Fernando Henrique Garcia garantiu o bronze.
Consenso
Durante sessão do Plenário, deputados da oposição e da base aliada do governo cobraram medidas para enfrentar as queimadas e pediram investigação sobre as causas do incêndio em várias partes do País. Parlamentares também apontaram a necessidade de auxiliar o sistema de saúde no tratamento de doenças respiratórias causadas pela fumaça. Moradores de ao menos oito estados e do Distrito Federal sofreram nesta segunda-feira (26) com ar insalubre por causa da fumaça de incêndios dos últimos dias, com algumas regiões registrando níveis máximos de poluição.
Competitividade
A Paraíba é o estado mais competitivo do Nordeste, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados 2024, considerado uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil. O estado assumiu a 12ª posição, subindo um ponto em relação à edição do ano passado, e ultrapassando o Ceará (14ª posição).
Ranking
Elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com Seall e Tendências Consultoria, o Ranking consolida o resultado com base em pilares estratégicos para avaliar o desempenho de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, considerando dez áreas-chaves: Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.
Rápidas
- O Prêmio Congresso em Foco irá revelar amanhã (29) a relação dos melhores parlamentares de 2024. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal do Congresso em Foco no Youtube. Clique aqui para acompanhar.
- Recém-aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o projeto de lei complementar 192/2023, que altera a contagem de início e o prazo de duração da inelegibilidade, será discutido pelo Senado hoje à tarde. Se aprovado, o período de inelegibilidade passará a ser único: oito anos.
- A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (27) um projeto de lei que aumenta recursos em fundo para garantir crédito rural a agricultores familiares. A matéria será enviada ao Senado.
Por Renata Castro
@renatinhacfc