Estudantes do Colégio CBV iniciam projeto de educação ambiental em parceria com a ONG Sempre Viva

Ação é focada no descarte eletrônico correto para refletir sobre práticas mais sustentáveis

Na semana do meio ambiente, o Colégio CBV inicia o projeto EcoTech, uma ação de educação ambiental realizada em parceria com a ONG Sempre Viva. O objetivo é mobilizar toda a comunidade escolar — alunos, famílias, professores e colaboradores — para refletir sobre práticas mais sustentáveis, com foco no descarte correto de resíduos eletrônicos. A proposta nasce do entendimento de que o lixo eletrônico representa um dos grandes desafios ambientais da atualidade e da necessidade de engajamento por parte de toda a comunidade para que o descarte seja feito de forma sustentável.

Mais do que uma campanha ambiental, o EcoTech proporciona uma vivência pedagógica rica e significativa. Os alunos assumem o papel de agentes multiplicadores, estimulando mudanças de comportamento dentro e fora do ambiente escolar.  

“Para nós, é uma oportunidade também de realizar um trabalho com nossos estudantes alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, incentivando práticas conscientes no uso e descarte de recursos tecnológicos”, afirma a diretora pedagógica do Colégio CBV Jessica Areval.

Ao longo da iniciativa, os alunos serão incentivados a aprofundar os conhecimentos sobre o tema, debatendo soluções para o descarte consciente de equipamentos como celulares, pilhas, carregadores, baterias e fones de ouvido. Como parte das ações, a escola também funcionará como ponto de coleta, integrando a vizinhança à causa e promovendo o engajamento coletivo.

“Dessa forma, o projeto contribui diretamente para o desenvolvimento de competências socioambientais e de responsabilidade cidadã”, ressalta a diretora.

A campanha tem início nesta segunda-feira (2) e vai até o dia 20. A entrega dos materiais arrecadados pelos alunos à ONG Sempre Viva será feita no dia 27.