Festival de criatividade chancelado pela ONU oferece atividades gratuitas

por Redação
12 de março de 2025 às 11h47min

Maior festival de criatividade do mundo acontece na Unicap, em alusão ao dia 21 de abril e homenageia o poeta Miró da Muribeca e a autora de livros infantis, Lenice Gomes

Entre os dias 21 e 23 de abril, Recife será palco do maior festival colaborativo de criatividade do mundo, chancelado pela ONU, o World Creativity Day – WCD. A ação tem como objetivo construir uma comunidade global de líderes criativos, educadores, empreendedores, investidores, criadores de conteúdo, pesquisadores e outros agentes de mudança.

Na capital pernambucana, as ações serão realizadas na Universidade Católica de Pernambuco e a programação está prevista para ser divulgada no próximo dia 19 de março. No Brasil, mais de 64 cidades receberão o festival.

O WCD existe para defender a Resolução 71/284 da Organização das Nações Unidas, celebrando o dia 21 de abril ao redor do mundo. Desta forma, são realizadas milhares de atividades gratuitas com o intuito de promover o desenvolvimento humano.

“Recife entrou nesta rota da criatividade e estamos trabalhando com uma equipe de profissional interdisciplinar, todos voluntários, para entregar ao público o melhor evento possível. A UNICAP está sendo uma grande parceira, disponibilizando espaços para a realização de rodas de conversas e palestras, tendo a criatividade como o principal fio conduto”, explica Toni Cordeiro, líder do WCD no Recife.

Para este ano, o movimento celebra o tema “Gerações Criativas: Transformando Talentos em Impacto”, destacando como a união de diferentes gerações pode gerar soluções inovadoras e impactantes. Nesta edição, serão homenageados o poeta Miró da Muribeca, importante nome da literatura marginal, que sempre teve a periferia de Recife e o cotidiano da população subalternizada como mote principal de suas obras; e a educadora, escritora, autora de livros infantis e pesquisadora da Cultura Popular, Lenice Gomes.

Com os seus trabalhos, já recebeu o selo Altamente Recomendável da FNLIJ e Menção Honrosa do Prêmio Jabuti na categoria de Ilustração de Livro Infantil e Juvenil. Lenice também é fundadora e coordena a Cia. Palavras Andarilhas e é a curadora do projeto Noite de Histórias, na cidade do Recife.