Instituto Conceição Moura apresenta projetos que integram a agenda ESG da Baterias Moura

 A construção de uma nova escola de ensino integral na cidade  faz parte da expansão

O Instituto Conceição Moura celebra 10 anos de transformação social em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. Em um evento no JCPM Trade Center, no Recife (PE), nesta quarta-feira (12/02), às 17h. Na ocasião, serão apresentados os resultados de suas ações estruturadoras, que têm foco crescente em quatro eixos de atuação: Educação de Qualidade, Primeira Infância, Artes e Cultura e Formação de Jovens do município.

Ao longo da última década, o Instituto alcançou mais de 427 mil inscrições em seus projetos e ações. Somente em 2024, foram investidos mais de 5 milhões nos seus quatro eixos de trabalho.

“É tempo de comemorar as conquistas, mas também de olhar para o futuro, expandindo o nosso impacto ao preparar o terreno para uma nova geração de cidadãos críticos e engajados no desenvolvimento sustentável de suas comunidades. O trabalho não para”, ressalta a presidente do Instituto, Taciana Moura.

Faz parte dessa visão de longo prazo a construção de uma nova escola de educação integral, que será entregue ao poder público para atender, a partir de 2026, 300 estudantes em áreas de vulnerabilidade social. A unidade representará um acréscimo de 4% no número de matrículas do ensino fundamental da cidade.

Outro destaque é o investimento em ciência e tecnologia, com o Território do Fazer, projeto de robótica educacional que estimula o desenvolvimento de soluções para os problemas da comunidade. Apenas em 2024, foram desenvolvidos mais de 10 projetos de robótica, além de capacitação para jovens em eletrônica, programação e modelagem 3D.

A sustentabilidade também está no centro da atuação do Instituto Conceição Moura, com projetos como o Abrace o Rio Bitury, que no ano de 2024 envolveu 6.769 estudantes em ações de preservação ambiental.