Instituto Conceição Moura divulga relatório anual com ações sociais

Entre as ações, a construção de uma nova escola em tempo integral no bairro Santo Antônio, que atenderá cerca de 300 estudantes

Mais de 37 mil pessoas foram diretamente impactadas pelos projetos do Instituto Conceição Moura no ano passado. É o que aponta o recém-lançado Relatório de Atividades 2024, que marca uma década de atuação da entidade e consolida seu compromisso com a transformação social em Belo Jardim e região. As iniciativas abrangem quatro grandes frentes: Primeira Infância, Educação de Qualidade, Formação de Jovens e Arte & Cultura.

“O relatório é a forma de comunicarmos e prestarmos contas à sociedade dos avanços que estamos conseguindo realizar, agradecendo também aos parceiros que têm nos acompanhando na nossa missão”, afirma Taciana Moura, presidente do Instituto.

A frente de Primeira Infância reflete de forma concreta esse compromisso, estimulando o desenvolvimento de crianças de zero a seis anos, além de apoiar as famílias e incentivar os profissionais da rede pública. Só em 2024, foram 3.149 pessoas impactadas com ações que vão desde visitas domiciliares até oficinas e eventos.

A transformação propiciada pelo instituto começa no ambiente familiar, mas se estende para a comunidade, com iniciativas como o Festival Adoleta, que reuniu mais de 1.400 crianças, e a Semana do Brincar, que mobilizou 600 crianças e 69 educadores, além da entrega de brinquedotecas vivas em escolas públicas, reforçando o direito ao brincar como eixo fundamental para o desenvolvimento infantil.

Ao longo desses 10 anos, a Educação de Qualidade se firmou como uma das grandes prioridades do Instituto, que atua lado a lado com o poder público para fortalecer o ensino no município. Em 2024, foram mais de 14,6 mil pessoas impactadas, entre estudantes, educadores e famílias. O modelo de Educação Integral, implementado por meio do programa Florescer, já beneficia 1.336 alunos em quatro escolas municipais, além de formar 118 professores com metodologias inovadoras e centradas no desenvolvimento integral.

A transformação se amplia com iniciativas como o Avança IDEB, que prevê, entre outras ações, a construção de uma nova escola em tempo integral no bairro Santo Antônio, que atenderá cerca de 300 estudantes a partir do modelo de corresponsabilidade entre o Instituto, a Prefeitura e o Grupo Moura.

Além do foco pedagógico, a educação emocional também é um eixo essencial do trabalho do instituto. O Projeto Acolher levou práticas de inteligência emocional, acolhimento psicológico e desenvolvimento socioemocional para mais de 4.800 estudantes e 136 educadores, contribuindo para tornar as escolas espaços mais inclusivos e preparados para lidar com os desafios contemporâneos.

Esse olhar para o desenvolvimento integral se conecta diretamente à frente de Formação de Jovens, que em 2024 impactou mais de 5 mil pessoas, oferecendo oportunidades que vão desde reforço escolar até capacitações em tecnologia, robótica, empreendedorismo, desenvolvimento socioemocional e preparação para o mercado de trabalho.

Programas como o Território do Fazer, que oferece formação em robótica e tecnologias digitais, a Feira de Jovens Empreendedores, o Mande Bem no Enem e o programa de saúde ocular Olho no Olho, que realizou mais de 5.800 triagens oftalmológicas em crianças da rede pública, mostram como a atuação do Instituto supera o ambiente escolar, preparando os jovens para serem protagonistas de suas próprias trajetórias.

A mesma potência se reflete na frente de Arte & Cultura, que impactou mais de 15 mil pessoas em 2024. Por meio da Escola de Artes Integradas, de festivais como o Cine Jardim, da Mostra Ser de Teatro, do Festival Folha de Carnaúba e do fortalecimento do Cine Teatro Cultura, o Instituto amplia o acesso à cultura, fomenta talentos locais e oferece oportunidades de expressão e desenvolvimento humano.

Esse movimento cultural foi responsável por promover 122 sessões gratuitas de cinema, que alcançaram 8.262 pessoas, além de oficinas, espetáculos, cortejos culturais e mostras que envolveram diretamente escolas, famílias e comunidades, tanto da cidade quanto da zona rural.

“São significativos os números que acompanham a nossa trajetória de uma década de atuação, porém grande mesmo é a transformação que o Instituto vem despertando nas pessoas, disseminando sementes que já impactaram milhares de vidas”, ressalta Taciana Moura.

O documento completo está disponível para consulta no novo site do Instituto Conceição Moura: https://www.icmoura.org/ .