O foco é a transformação criativa de tapeçaria, couros e uniformes usados da companhia aérea
Com o compromisso de ser uma empresa mais sustentável, o grupo LATAM desenvolveu algumas metas e estratégias. Entre os objetivos a serem alcançados, ‘Ser um grupo de desperdício zero para aterros sanitários’ até 2027; ‘Reduzir ou compensar o equivalente a 50% das emissões domésticas até 2030’, ‘Atingir 5% de uso sustentável de combustível (SAF) até 2030’ e ‘Ser um grupo neutro em carbono até 2050’.
Esse olhar para o meio ambiente é baseado em três pilares: Mudanças Climáticas, Economia Circular e Valor Compartilhado. Dentro da Economia Circular, a companhia trabalha algumas ações, como o programa ‘Segundo Voo’, que promove a reutilização criativa de materiais (upcycling) para reduzir o impacto ambiental da sua operação e estimular a economia criativa. Com isso, a LATAM fechou parceria com a pernambucana RODA Design Circular (https://www.instagram.com/vem.pra.roda/), desde o início deste ano.
A primeira etapa foi na transformação criativa de tecidos de tapeçaria, couros e uniformes usados e obsoletos da operação da companhia aérea. A equipe de designers da RODA segue criando produtos como bolsas, estojos e almofadas térmicas a partir destes materiais. Esses itens serão readquiridos pela LATAM nos próximos meses para serem utilizados como brindes em ações especiais e eventos com participação da companhia.
“Acreditamos em fomentar a cultura do consumo consciente e do reaproveitamento por meio do design circular. Com o pensamento de reutilizar, transformar e criar a partir de peças que já cumpriram com sua função, podemos contribuir para uma economia mais sustentável”, comenta Mariana Amazonas, mestra em Design Thinking Ecológico e uma das fundadoras da RODA.
LATAM e RODA na Fenearte
A LATAM é uma das apoiadoras da Fenearte e a RODA está presente na Feira para promover a economia circular. Como parte deste apoio, a LATAM Cargo irá oferecer até 40% de desconto no transporte de mercadorias adquiridas, tanto para expositores quanto visitantes, entre Recife e todos os estados do Brasil até o fim de agosto. Além disso, contará com um speech especial sobre a Fenearte em todos os voos com destino a capital pernambucana durante o período do evento, além de distribuir em um voo especial entre São Paulo e Recife mais de 250 bolsinhas confeccionadas pela RODA Design Circular com tecido doado pela LATAM.
“O artesanato está muito ligado ao nosso programa Segundo Voo e este apoio mostra como a LATAM está preocupada em incentivar cada vez mais essa forma de expressão cultural em todo o Brasil e o mundo”, destaca Lígia Sato, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da LATAM Brasil.