Mestre Zuza de Tracunhaém lança curso de artesanato para mulheres, jovens e público LGBTQIAP+ da Zona da Mata Norte

Projeto gratuito, é destinado a jovens, mulheres, comunidades tradicionais e público LGBTQIAP+ da Zona da Mata Norte de Pernambuco

O renomado ceramista pernambucano José Edvaldo Batista, o Mestre Zuza de Tracunhaém, de 67 anos, lança seu primeiro curso online sobre artesanato figurativo e utilitário em barro. Com 50 anos de experiência na arte do barro, Zuza vai transmitir seus saberes em uma oficina online gratuita, que promove a preservação dessa tradição centenária e fomenta a economia criativa na região.

O curso, que conta com recursos de acessibilidade, como janela de Libras, é voltado para adolescentes, jovens, mulheres, comunidades ribeirinhas, povos originários e público LGBTQIAP+. Além de ensinar técnicas de modelagem de peças utilitárias e figurativas, o projeto busca enfrentar questões como violência urbana, desemprego e baixa autoestima, oferecendo uma perspectiva de futuro por meio da economia criativa.

As aulas serão divididas em quatro módulos. Os vídeos, gravados no ateliê de Mestre Zuza, vão mostrar todo o processo, desde a preparação do barro até a finalização das peças. Os participantes que cumprirem 75% da carga horária receberão certificado de conclusão, enviado por e-mail ou WhatsApp. As inscrições são gratuitas e já estão abertas na plataforma Sympla.