Por Renata Castro | renata.castrofc@gmail.com
Parasurfe
O Ministério do Esporte lançou um programa voltado a pessoas com deficiência que desejam praticar surfe. Com a instalação de núcleos de atendimento, o Maré Inclusiva irá oferecer aulas gratuitas de parasurfe, prática adaptada para permitir que pessoas com deficiência pratiquem o esporte em todas as suas categorias, modalidades e manifestações. O programa tem como público-alvo pessoas com deficiência a partir de 6 anos de idade e ao menos 50% das vagas serão exclusivas para meninas e mulheres.
Maré Inclusiva
A efetivação do Programa Maré Inclusiva será viabilizada por meio de parcerias firmadas entre a Secretaria Nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte e Estados, Distrito Federal, Municípios, Entidades de Ensino Superior e Organizações da Sociedade Civil. Estima-se um custo anual de aproximadamente R$345 mil por núcleo de atendimento, que irão financiar profissionais como coordenador, professores e salva-vidas, além de uniformes e materiais para a prática da modalidade. Os recursos serão oriundos de emendas parlamentares e por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
Qualidade de Vida
O Maré Inclusiva visa melhorar a qualidade de vida, a autonomia e a independência dos participantes, contribuindo para a inclusão no mercado de trabalho, no ambiente escolar e na sociedade em geral. Com a previsão de um impacto positivo duradouro, o programa também se propõe a conscientizar a sociedade sobre a importância do esporte para a inclusão social das pessoas com deficiência.
Desenvolvimento Global
Para o secretário Nacional do Paradesporto, Fábio Araújo, a intenção acima de tudo, é proporcionar às pessoas com deficiência a oportunidade de praticar uma atividade física de maneira regular. “Além disso, mar é um ambiente que possui propriedades terapêuticas que vai ajudar no desenvolvimento global dos nossos beneficiários. O Brasil possui mais de 7 mil km de litoral e o surfe é um esporte que está no sangue do brasileiro. Temos a oportunidade de democratizar o acesso à modalidade tão popular para incentivar as pessoas com quaisquer deficiências a praticar atividade física”, acredita o secretário.
Carreiras e Negócios
O Museu Nacional da República, em Brasília, receberá o Congresso Nacional Para Profissionais de Administração – Conpra nos próximos dias 12 e 13 de setembro. Com o tema “O presente e o futuro do Profissional de Administração: A nova era das carreiras e negócios não lineares”, o evento promete trazer discussões relevantes e inovadoras que podem redefinir o panorama das carreiras e negócios no Brasil. O Congresso é gratuito. Para participar, é preciso fazer a inscrição aqui.
Vote pelo Clima
Lançada nesta terça-feira (3), a terceira edição da campanha Vote pelo Clima reúne e dá visibilidade a candidaturas para as eleições municipais de 2024 que se comprometem com a agenda de justiça climática. O objetivo da iniciativa é convidar os 155 milhões de eleitores brasileiros que devem ir às urnas no dia 06 de outubro a elegerem políticos comprometidos com o combate às mudanças climáticas. O cadastro dos candidatos pode ser feito diretamente no site da campanha, de forma gratuita, e deve estar de acordo com os compromissos apresentados no regulamento. Confira mais informações aqui.
Festa do Morango
A 28ª edição da Festa do Morango de Brasília começa nesta sexta-feira (6), em Brazlândia, celebrando o auge da safra local. Além da fruta, geleias, tortas, sucos e até chope de morango são vendidos. A programação inclui ainda exposição agropecuária, feira de flores, shows e concurso de receitas. O evento ocorrerá de 6 a 8 e de 13 a 15 de setembro. Durante as quintas e sextas-feiras, funcionará das 18h às 2h; aos sábados e domingos, das 10h às 2h.
Colha & Pague
Os visitantes que quiserem conhecer uma propriedade de morangos e fazer sua própria colheita podem participar do Colha e Pague do Morango, no dia 14 de setembro. Serão organizados dois grupos com 30 participantes, um pela manhã e outro à tarde. As inscrições devem ser feitas antecipadamente direto com o produtor rural pelo whatsapp (61) 99817-3453. O evento é organizado pela Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag) e pela Associação Rosa dos Ventos. A entrada é gratuita e o consumidor paga pelas frutas que levar.
Rápidas
- A deputada federal Lucyana Genésio (PDT-MA) apresentou um requerimento solicitando a inclusão, na Ordem do Dia do Plenário, do Projeto de Lei 2531/21, que institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais dos quadros de pessoal técnico e administrativo da educação básica.
- O Acelera Brasília 2024, evento dedicado ao mundo do kart, começa no dia 11 de setembro e segue até 10 de dezembro na Arena Kart Point, localizada atrás da Arena BRB Nilson Nelson.
- O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta quarta-feira (04) lei que dispensa as pessoas físicas e empresas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul das restrições legais para a obtenção de crédito em agências de fomento oficiais.
Por Renata Castro
@renatinhacfc