Um dos maiores especialistas do setor no Brasil, Gerson Luiz, da SBCP, explica tudo sobre esses procedimentos, cada vez mais procurados e que proporcionam melhorias que vão muito além da vida sexual
Nos últimos anos, o número de cirurgias íntimas vem crescendo no país. Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil é o segundo colocado na realização de cirurgias plásticas no mundo, com 3,3 milhões de procedimentos em 2023. Deste total, 12.839 (0,4%) foram de cirurgias na vulva, de acordo com a entidade.
Segundo o cirurgião plástico Gerson Luiz, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da ISAPS, houve um aumento de pacientes, tanto mulheres quanto homens, buscando este tipo de procedimento em sua clínica, em 2023.
Apesar da procura em alta, as cirurgias íntimas ainda são cercadas de mistérios, tabus e informações falsas. Confira nessa conversa exclusiva com o especialista o que é mito e o que é verdade sobre esses procedimentos, cujos benefícios vão muito além da vida sexual. Vamos dividir nossa conversa em duas partes. A próxima será publicada ainda nesta semana.
A ninfoplastia é a cirurgia plástica íntima mais procurada por mulheres.
VERDADE . “A ninfoplastia é uma cirurgia plástica que visa harmonizar a região da vulva. É um dos procedimentos mais procurados, pois possui várias possibilidades cirúrgicas para resolver assimetrias, escurecimento, redução ou aumento dos pequenos e grandes lábios vaginais entre outros desconfortos que as mulheres podem ter na região intima”, afirma doutor Gerson Luiz.
A paciente precisa ficar internada para fazer estas cirurgias.
MITO . “Na maioria das vezes é um procedimento simples que pode ser realizado com anestesia local e sedação. Em alguns casos, pode ser feita em centro cirúrgico ambulatorial com anestesia local, raquianestesia e com ou sem sedação”, explica o especialista.
A cirurgia plástica íntima melhora a autoestima.
VERDADE . Doutor Gerson ressalta que uma pesquisa feita no Brasil pelo Instituto de Cirurgia Íntima mostrou que 87,6% das mulheres submetidas a esse tipo de intervenção relataram grande melhora na autoestima, além do conforto físico e emocional. Foram ouvidas 119 pacientes que passaram pelo procedimento.
A motivação para buscar cirurgia plástica íntima é somente sexual.
MITO . Segundo o cirurgião, “a maior parte das intervenções são para melhorar alguns desconfortos que as mulheres podem ter na região intima e não provocam necessariamente melhorias sexuais. As mudanças são apenas físicas, não visam a sensibilidade”.
Cirurgias plásticas íntimas são feitas apenas em mulheres.
MITO . “Com um crescente número de homens buscando melhorar a aparência, as cirurgias plásticas íntimas em homens ganharam destaque nos últimos anos. Esses procedimentos visam não apenas aspectos estéticos, mas também proporcionar benefícios psicológicos e de saúde”, diz o médico.
Cirurgia plástica íntima é para mudança de sexo.
MITO . “A cirurgia plástica intima é um procedimento que tem como objetivo melhorar a aparência ou função dos órgãos genitais masculinos ou femininos. Não tem qualquer relação com a redesignação ou transexualização, que visa adequar os órgãos genitais ao gênero com o qual a pessoa se identifica”, esclarece o especialista.