Mostra Rural de Cinema leva cultura audiovisual às comunidades rurais de Vicência

A iniciativa leva ao ar livre, de forma gratuita, exibições de curtas-metragens produzidos por cineastas pernambucanos

A 3ª Mostra Rural de Cinema chega, entre os dias 20 e 23 de janeiro de 2025, aos distritos rurais de Vicência, no estado de Pernambuco. Com o objetivo de aproximar o público da sétima arte, a iniciativa leva ao ar livre, de forma gratuita, exibições de curtas-metragens produzidos por cineastas pernambucanos, além de uma oficina voltada para a formação audiovisual. A programação será realizada nas localidades de Borracha, Angélicas, Murupé e Trigueiros, sempre às 19h. 

A Mostra Rural de Cinema tem como propósito democratizar o acesso à cultura, incentivar a criatividade local e celebrar a rica diversidade da produção audiovisual pernambucana. A proposta busca, ainda, fortalecer a expressão artística nas comunidades rurais, ampliando a visibilidade das histórias e talentos destas localidades.

Durante os quatro dias de evento, o público terá a chance de assistir a oito curtas-metragens selecionados pelo curador Caio Dornelas, cineasta e idealizador de projetos como a Mostra Canavial de Cinema e o Curso Engenho de Imagens. Dornelas é um dos principais nomes do audiovisual na Zona da Mata Norte de Pernambuco, com uma carreira marcada pela direção e produção de obras que circulam em festivais no Brasil e no exterior. 

Além das sessões de cinema, a Mostra promoverá, durante o dia, a oficina teórico-prática “O Mundo e o Minuto”, conduzida pela cineasta Mila Nascimento. A oficina será direcionada a jovens e adultos interessados em explorar a linguagem audiovisual com dispositivos móveis. Camila, formada em Cinema e Audiovisual pela UFPE, trará sua experiência como vídeo-maker e educadora para capacitar os participantes a criarem suas próprias produções. A formação será realizada no Núcleo de Assistência Social de cada distrito.

O projeto foi contemplado nos editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e tem apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.