Mulheres ganham protagonismo no forró com novo álbum idealizado por Andrezza Formiga

Projeto reúne cinco artistas nordestinas para reafirmar o papel feminino no gênero, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, com lançamento previsto para o São João deste ano

Nomeadas por Luiz Gonzaga como rainhas do Xaxado e do Baião, Marinês e Carmélia Alves foram as primeiras mulheres a conquistar espaço no universo do forró. Décadas depois, um novo trabalho musical busca dar continuidade a esse legado, agora com múltiplas vozes femininas dividindo o protagonismo da cena. Trata-se do álbum “Forró com Elas”, idealizado pela cantora e produtora cultural Andrezza Formiga, lançado em junho nas plataformas digitais. (SpotifyApple Music, Amazon Music). 

O projeto reúne cinco faixas inéditas, interpretadas por Andrezza ao lado de nomes como Anastácia, maior compositora da história do forró, Nádia Maia, Sarah Leandro, Janayna Pereira e o grupo As Januárias, formado por mulheres forrozeiras de Olinda. Há, ainda, no time, a participação da artista da nova geração do forró, Larissa Lisboa. 

Com direção artística da própria Andrezza, o disco é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura do Recife, e tem como objetivo celebrar a presença feminina no forró, ao mesmo tempo em que propõe um gesto de reparação simbólica e cultural.

“O forró é patrimônio cultural, mas por muito tempo, o protagonismo ficou nas mãos dos homens. Este disco mostra que somos parte dessa história, da memória e do futuro desse gênero”, afirma Andrezza, que também é responsável por festivais como o Sol Forró e o Gonzagão, e foi indicada ao Prêmio da Música Brasileira em 2018.