Nazaré da Mata leva maracatu rural e afroturismo a debate nacional de políticas culturais para Brasília

A programação começa amanhã e segue até a quinta-feira (13) faz parte do Encontro Nacional de Gestores e Gestoras Municipais de Cultura, promovido pelo Ministério da Cultura, no Distrito Federal

O secretário de Cultura e Turismo de Nazaré da Mata, Washington Moraes, representará o município no Encontro Nacional de Gestores e Gestoras Municipais de Cultura, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), em Brasília, de 11 a 13 de fevereiro. O evento, que integra a programação do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, tem como objetivo apresentar políticas culturais e fortalecer os municípios brasileiros. 

Nazaré da Mata, localizada na Região de Desenvolvimento da Zona da Mata Norte do Estado, distante 65 km do Recife, reconhecida como Capital Estadual do Maracatu Rural, levará ao debate a riqueza dessa manifestação cultural, que é Patrimônio Cultural do Brasil, e suas raízes conectada à identidade africana, indígena e europeia. O município, de aproximadamente 31 mil habitantes,  é um dos principais símbolos da identidade cultural negra do País, e do carnaval.

Entre os objetivos da participação do  secretário, está a missão de levar, às mesas de debates e encontros com gestores de todo o Brasil, o potencial de Nazaré da Mata na rota do afroturismo, movimento que valoriza destinos, histórias e experiências ligadas à cultura e à herança afro-brasileira. 

“O afroturismo tem ganhado força no país como uma forma de promover o turismo cultural, resgatar memórias e fortalecer a identidade negra. Em Nazaré da Mata, o movimento está diretamente ligado ao Maracatu Rural, que preserva tradições ancestrais e celebra a resistência cultural de matriz africana “, enfatizou o gestor cultural. 

O Encontro Nacional de Gestores e Gestoras Municipais de Cultura terá três dias de atividades intensas. No primeiro dia (11/02), a abertura oficial acontecerá no Auditório Superior da Ala Norte, das 16h às 17h30, marcando o início das discussões sobre a gestão cultural no país.

No segundo dia (12/02), a programação começa com um diálogo entre a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e os gestores municipais. À tarde será abordado o Marco Regulatório do Fomento à Cultura, com foco na desburocratização e segurança dos processos de fomento cultural nos municípios.

O terceiro dia (13/02) será marcado por oficinas e paineis, como “Sistema Nacional de Cultura na prática”, e “A Política Nacional Aldir Blanc, o Pacto Federativo e o SNC. O evento encerra com a oficina “Gestão Estratégica de Espaços Culturais nos Municípios”.