Nova edição da Expo de Artes do IMIP traz experiência sensorial e oficinas que estimulam a criatividade

por Redação
14 de outubro de 2025 às 10h33min

Neste ano, o IMIP homenageia Carlos Pragana com mostra imersiva e inclusiva com pré-abertura para grupo seleto nesta quinta-feira e lançamento nesta sexta-feira

Entre os dias 17 de outubro e 2 de novembro de 2025, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP realiza a XXIV Expo de Artes no Museu do Estado de Pernambuco, consolidada como um dos principais eventos culturais do estado. A curadoria é assinada por Rinaldo Carvalho e equipe.

Nesta edição, a exposição presta uma homenagem especial ao artista Carlos Pragana (in memoriam), falecido em janeiro deste ano. Sua obra múltipla será celebrada por meio de um projeto expográfico inovador, com projeções de luz, sonorização e vídeo mapping, proporcionando ao público uma experiência sensorial única.

A abertura oficial para convidados acontece em 16 de outubro e contará com a presença de Camila Pragana, filha do artista, representando seu legado de generosidade e vínculo com o IMIP. Antes disso, tem o pré-lançamento para grupo seleto nesta quinta-feira (15).

Com entrada gratuita, a mostra reúne 118 artistas pernambucanos e reafirma o compromisso do IMIP com a promoção da arte, da inclusão e da solidariedade. Os recursos arrecadados serão destinados ao Setor de Oncologia do IMIP, referência no atendimento à população carente de Pernambuco e regiões vizinhas.

Oficinas

A programação inclui oficinas abertas ao público, que estimulam a criatividade e o diálogo artístico. Na agenda, dia 18 tem “Explosão de Cores” – Cores e fitas; no próximo dia 25 é a vez de “Criaturas Coloridas e Inventadas” – Colagem com Personagens Fantásticos e no dia 1 tem “Histórias em Cores e Formas” – Narrativa Visual com Técnicas Mistas.