Os direitos garantidos pela Lei Maria da Penha em pauta no Pátio de Feira e no Mercado Público de Beberibe

Projeto promove diálogo sobre o combate à violência contra as mulheres nos espaços públicos

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o combate à violência doméstica, familiar e de gênero continua sendo uma pauta urgente e necessária. Com esse propósito, o projeto “Dialogando sobre a Lei Maria da Penha nos Espaços Públicos”, oferecerá informações e orientações ao público nesta sexta-feira (28).

A iniciativa, que busca romper o silêncio sobre a violência doméstica e familiar, incentivando a população a reconhecer sinais de agressão e buscar apoio, acontecerá das 10h às 12h, no Pátio de Feira e Mercado Público de Beberibe. Além disso, a ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre os direitos garantidos pela Lei Maria da Penha, destacando sua importância no combate à violência contra as mulheres. Durante o evento, serão distribuídos panfletos informativos e oferecidas orientações sobre o ciclo da violência, os direitos das vítimas e os canais de denúncia e acolhimento.

“A parceria desenvolvida entre o CONVIVA Mercados e Feiras e o Tribunal de Justiça de Pernambuco, através da Coordenadoria da Mulher, representa um passo importante para a aproximação com o público fora dos muros do Judiciário, demonstrando o nosso compromisso com o enfrentamento da violência contra a mulher, principalmente na divulgação dos projetos de prevenção”, afirmou a coordenadora da Mulher do TJPE, desembargadora Daisy Andrade.

O objetivo do projeto é ampliar o acesso a essa informação, garantindo que mais mulheres conheçam seus direitos e saibam onde buscar ajuda. A campanha faz parte de um protocolo de intenções assinado entre a CONVIVA e o TJPE, que ocorre desde novembro de 2023. Segundo o diretor-presidente da CONVIVA, Gabriel Leitão, a parceria tem fortalecido o compromisso de levar informação e conscientização para os espaços públicos da cidade.

“Estamos promovendo ações educativas dentro dos mercados e feiras do Recife, locais de grande circulação e interação social, para garantir que mais pessoas tenham acesso a informações sobre a Lei Maria da Penha e o enfrentamento à violência contra as mulheres. Já realizamos atividades em mercados, anexos e feiras como os da Boa Vista, Encruzilhada, Nova Descoberta, Casa Amarela, Cordeiro, São José e Madalena, e seguimos ampliando esse trabalho para alcançar ainda mais pessoas”, destacou Leitão.

A ação é promovida pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em parceria com a Prefeitura do Recife, por meio da CONVIVA Mercados e Feiras – Autarquia Municipal, e da Secretaria da Mulher.