
Programa visa garantir mais autonomia, qualidade de vida e direitos para a população com deficiência
Dentro do Pernambuco Acessível, primeiro programa estadual integrado voltado à inclusão e à acessibilidade, a Secretaria de Educação implementou uma série de ações para promover a inclusão escolar, a exemplo da construção e requalificação de centros de atendimento para estudantes com deficiência, a implantação de 111 novas salas multifuncionais e a requalificação de outras 349.
E mais, serão distribuídos kits individuais para 100% dos alunos com deficiência visual, auditiva e TEA. Além disso, o Governo do Estado entregou 34 veículos adaptados para garantir o transporte escolar adequado a esses estudantes.
Ainda dentro do Programa, mais de cinco mil vagas de qualificação e formação empreendedora para pessoas com deficiência estão sendo oferecidas pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo. A ação tem a meta de aumentar em 15% o número de novos cadastros na plataforma do SINE, ampliando o acesso ao mercado de trabalho.
Na saúde, o Governo vai ampliar a oferta de cadeiras de rodas, órteses e próteses, além da criação de Centros Especializados de Reabilitação em Caruaru, Petrolina e Serra Talhada, oferecendo cuidados mais próximos e acessíveis. A iniciativa também visa ampliar o atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodiversidades, e aumentar a formação de profissionais especializados, com a implementação de cursos de pós-graduação focados no TEA.
Outra prioridade é o reforço no atendimento à saúde de crianças com microcefalia, garantindo mais suporte e acompanhamento para suas famílias.