Além de sua proposta ambiental, o CustaBarato promove inclusão digital para pequenos negócios e artesãos que nunca haviam comercializado pela internet
Diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e da necessidade de transformar hábitos de consumo, a plataforma CustaBarato se consolida como uma alternativa indispensável para consumidores e lojistas do Grande Recife. Alinhada aos princípios de economia circular, consumo consciente e sustentabilidade social, a plataforma conecta negócios e clientes preocupados em reduzir o desperdício, economizar recursos e garantir um futuro mais sustentável.
No CustaBarato, consumidores encontram mercadorias de qualidade, muitas vezes próximas do vencimento ou excedentes de estoque, com descontos especiais. Para os lojistas, a plataforma é uma oportunidade de escoar produtos que poderiam ser descartados, aumentando a rentabilidade e diminuindo o impacto ambiental.
Disponível no site http://custabarato.com.br, a plataforma reúne atualmente mais de 80 estabelecimentos cadastrados, abrangendo setores como artesanato, farmácias, pet shops, cosméticos e alimentação. Além de oferecer economia para os consumidores, o CustaBarato está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, ajudando a minimizar o desperdício de alimentos e outros produtos, poupando recursos naturais como água, energia e mão de obra.
“A plataforma não é apenas sobre economia financeira. Ela propõe uma mudança no comportamento de consumo, priorizando o reaproveitamento e a sustentabilidade. É um movimento que atende à crescente preocupação de empresas e consumidores com o impacto ambiental do desperdício”, ressalta Maria Lêda Oliveira, diretora de Marketing do CustaBarato.
Além de sua proposta ambiental, o CustaBarato promove inclusão digital para pequenos negócios e artesãos que nunca haviam comercializado pela internet. Um exemplo é o artista Severino Borges, xilogravurista do Recife, que encontrou na plataforma uma forma de ampliar a visibilidade e as vendas de sua arte. Outros artesãos da Casa da Cultura e do grande Recife, inclusive de Olinda, também estão cadastrados, mostrando como a ferramenta incentiva a preservação da cultura local e fortalece a economia criativa.
Consumo consciente ao alcance de todos
O cadastro no CustaBarato é simples e gratuito, tanto para consumidores quanto para empresários. Os clientes podem navegar pela plataforma, selecionar produtos, realizar o pagamento e escolher entre retirada na loja ou delivery. Ao promover o acesso a produtos de qualidade por preços mais baixos, a iniciativa beneficia os consumidores, os lojistas e, principalmente, o planeta.
Sustentabilidade no DNA
O modelo do CustaBarato foi inspirado em iniciativas europeias pioneiras, surgidas em 2015, mas a plataforma vai além, adaptando-se às demandas locais. O CustaBarato foi a primeira iniciativa do tipo implementada no Nordeste. O pioneirismo e a visão inovadora reforçam a urgência de repensar padrões de consumo para enfrentar as crises climáticas e sociais.
Para ter acesso ao catálogo e mudar a postura de consumo, basta acessar o site custabarato.com.br, se cadastrar gratuitamente e descobrir como o consumo consciente pode transformar a forma de comprar, preservando recursos e apoiando pequenos negócios. Com o CustaBarato, todos ganham — inclusive o planeta.
Com informações do jornalista Samuel Santos