Prefeitura do Recife inaugura novo Centro TEA no Arruda

Em breve, serão inauguradas novas unidades do Centro TEA nas Policlínicas Albert Sabin (Tamarineira), Lessa de Andrade (Madalena), Imbiribeira (Comunidade do Bem) e no Centro de Reabilitação Antônio Nogueira (Boa Vista)

Acaba de ser inaugurado o Centro TEA – Núcleo de Desenvolvimento Integral (NDI), na UPAE Arruda. O espaço é um dos três centros já em funcionamento na rede municipal de saúde, ao lado das unidades das UPAEs Mustardinha e Ibura. Juntas, essas unidades têm transformado a vida de crianças e jovens com transtornos como espectro autista (TEA), déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), transtorno opositor desafiador (TOD), síndrome de Down, deficiência intelectual, entre outros.

“Estamos fazendo atividades em grupo pros pais, mães e responsáveis, para que eles possam ter o acompanhamento de psicólogos e terapeutas, um cuidado que é extremamente necessário”, explicou prefeito João Campos.

Com capacidade para 400 atendimentos mensais, o NDI Arruda oferece uma estrutura moderna e acolhedora, que inclui salas de atendimento, um ginásio de terapias com integração sensorial e ambientes cuidadosamente planejados para promover o desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais dos pacientes. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por neuropediatras, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos, nutricionistas e enfermeiros.

“Atualmente, são por volta de 70 crianças em atendimento nesta unidade, e agora estamos oferecendo o suporte às famílias também. Então, o Recife dá esse passo importante na reabilitação dessas crianças, em especial as com TEA e TDAH, e a ideia é que a gente inaugure mais três centros como esse durante a próxima gestão”, afirmou Luciana Albuquerque, secretária de Saúde. “.

O acesso aos serviços é realizado por meio de encaminhamento das unidades de atenção básica, via Central de Regulação do Recife. Essa integração fortalece a rede de cuidados e permite que pacientes recebam acompanhamento de alta qualidade próximo de suas comunidades.

Novos Centros TEA

A rede municipal de saúde do Recife tem expandido  sua capacidade de atendimento às crianças e jovens neurodivergentes. Além dos Centros TEA já inaugurados, a cidade se prepara para entregar novas unidades nas Policlínicas Albert Sabin (Tamarineira), Lessa de Andrade (Madalena), Imbiribeira (Comunidade do Bem) e no Centro de Reabilitação Antônio Nogueira (Boa Vista). Este último será o maior da rede, com capacidade para até 5.000 atendimentos mensais, fruto de um investimento de R$ 3,5 milhões.

Essa expansão representa um aumento de 15 vezes na oferta de serviços especializados em reabilitação, incluindo a realização de mutirões de avaliação que, ao longo de 2024, retiraram milhares de pessoas da fila de espera.