Iniciativa tem o objetivo de contribuir para a desconstrução de atitudes e práticas discriminatórias ainda presentes nos espaços da construção civil
A Prefeitura do Recife promoverá, na próxima quinta-feira (12), um curso de formação voltado para trabalhadoras e trabalhadores da construção civil que estão inseridos nas obras do programa ProMorar. A iniciativa, que é uma ação conjunta entre o programa e a Secretaria da Mulher, busca transformar os canteiros em espaços mais inclusivos e livres de assédio e violências de gênero. A atividade ocorrerá das 7h às 8h. Ao todo são 50 trabalhadores que atuam nas intervenções da Comunidade do Bem, sendo 44 homens e seis mulheres.
Ao todo, são ministrados quatro módulos de 40 a 60 minutos, sempre no primeiro horário do expediente. As aulas combinam rodas de diálogo e esquetes teatrais, com uma abordagem lúdica que busca aproximar os conceitos apresentados ao cotidiano dos participantes, promovendo a desconstrução de práticas naturalizadas no imaginário social que perpetuam pequenas formas de violência. O objetivo é fomentar ambientes de trabalho mais respeitosos, uma vez que trabalham homens e mulheres nos canteiros de obras. O curso na Comunidade do Bem é um projeto piloto e se replicará em todas as obras do ProMorar.