
Ação realizada pela Liga Criativa segue até amanhã (26)
A cidade de Vicência, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, recebe as ações educativas e culturais do projeto ‘Ler pra Ser’. Desenvolvido pela Liga Criativa, o projeto leva literatura, cultura e esperança às comunidades em várias regiões do Estado. Na última semana, o projeto passou pela cidade de Caruaru, no Agreste, e agora, desembarca na região canavieira, trazendo educação inclusiva, equitativa e de qualidade, com foco na leitura. Desde 2019, o Ler pra Ser já percorreu mais de 14 cidades pernambucanas, impactando positivamente a vida de crianças, adolescentes e jovens.
Em Vicência, o projeto realizará uma série de atividades gratuitas, com destaque para a doação de uma biblioteca móvel, equipada com mais de 40 obras literárias. A caixa de histórias, confeccionada em madeira e montada sob rodas, foi projetada para circular por bairros, praças, escolas e outros espaços públicos, garantindo que a população tenha acesso fácil aos livros. O acervo inclui títulos que abordam temas como identidade negra, pluralidade cultural, diversidade, feminismo, acessibilidade e cultura popular, atendendo a públicos infantil, juvenil e adulto.
A programação também inclui formações sobre mediação de leitura, ministradas pelo arte-educador Guga Bezerra, com o objetivo de capacitar adolescentes e educadores para utilizarem a literatura como ferramenta de transformação social. Além disso, crianças de 8 a 10 anos participarão de oficinas de contação de histórias, explorando suas identidades e realidades locais. A atividade, conduzida pelo arte-educador Anderson Abreu, abordará temas como “minha identidade”, “minha comunidade”, “literatura inclusiva” e “eu escritor, eu contador de histórias”. Todas as atividades contarão com intérpretes de Libras e transporte para pessoas com mobilidade reduzida, garantindo que o Ler pra Ser seja acessível a todos.
Outro destaque da ação é o lançamento da revista Inspiração. A publicação inédita reúne um conjunto de iniciativas que fazem a literatura pulsar em Pernambuco. O material confeccionado em formato impresso, reúne textos e fotos de dez iniciativas literárias inspiradoras. O material será distribuído gratuitamente em 120 exemplares. A versão digital também estará disponível para download no site da Liga Criativa a partir da quarta-feira (26). A revista foi produzida com fontes ampliadas para facilitar a leitura e conta com módulos sobre acessibilidade, reforçando o compromisso do projeto com a inclusão.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo IBGE, apenas 40% dos municípios brasileiros possuem bibliotecas públicas, e no Nordeste esse número é ainda menor. Além disso, a média de livros lidos por ano na região está abaixo da média nacional, que já é baixa: 2,43 livros por pessoa, segundo a última edição da Retratos da Leitura. Para crianças, esse cenário é ainda mais preocupante, já que a formação de leitores na infância é crucial para o desenvolvimento educacional e cultural.
“Tem sido muito triste para nós saber que, em pleno século XXI, o acesso à educação, por meio da leitura, seja um desafio, principalmente para as crianças. Embora toda conjuntura social, acreditamos que essa ação é um ponto de esperança na vida de todos aqueles que vão vivenciar tantas coisas legais ao longo dos três dias do projeto”, contou a coordenadora do projeto, Eliz Galvão.