Empodera Afro acontece na próxima terça-feira (26), na sede da instituição, reunindo palestras, exposição e venda de produtos. A chef Carmem Virgínia é uma das presenças confirmadas
Como forma de incentivar e divulgar o empreendedorismo protagonizado pela população negra no estado, o Sebrae/PE promove, no próximo dia 26 de novembro, a primeira edição do Empodera Afro. O evento gratuito e com acesso aberto ao público em geral será realizado na sede da instituição, na Zona Oeste do Recife, promovendo um ambiente de muito aprendizado, networking e oportunidade de vendas. As inscrições para o encontro já estão abertas e devem ser feitas no site pe.loja.sebrae.com.br.
A programação acontece das 14h às 18h e inclui palestras, exposição e venda de produtos afro. Um dos destaques da ação é o bate-papo especial com Carmem Virgínia, uma das mais conhecidas chefs do país, referência nacional em cozinha ancestral, que utiliza alimentos e modos de preparo transmitidos de geração em geração.
“O Empodera Afro tem como objetivo fortalecer a presença de empreendedores negros no mercado, promovendo capacitação e conexão entre eles. Em um cenário onde a inclusão e a diversidade são essenciais, o evento se propõe a oferecer uma plataforma de integração, com foco em gestão, empreendedorismo, liderança e inovação. Tudo isso num ambiente propício para a troca de experiências e o desenvolvimento de novas estratégias de negócio”, explica Omero Galdino Jr, analista do Sebrae/PE responsável pela iniciativa.
O especialista falou ainda sobre um dos pontos altos do Empodera Afro. “Dona Carmem Virgínia é uma renomada chef de cozinha afrobrasileira, conhecida pela atuação à frente do restaurante Altar e por programas como ‘Uma Senhora Panela’ e o ‘Comida de Quinta’. A experiência dela na promoção da cultura negra será de extrema importância para enriquecer o evento e conectar a gastronomia com a temática do empreendedorismo”, enfatizou.
Ao longo da tarde, a programação discutirá ainda temas como identidade e valorização do negócio, empreendedorismo inovador e diferenciação no mercado. Completa a grade uma abordagem sobre marketing ancestral. “Conseguimos resgatar e vamos mostrar que boa parte das ideias que aplicamos no marketing vêm de uma época muito antiga e que inspiram e permanecem válidas até os dias de hoje. São técnicas ancestrais que podem trazer resultados nas finanças, nas vendas e no marketing pessoal”, antecipa.
A expectativa é que o Empodera Afro se torne uma referência em temáticas voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo negro, com a contribuição de empresas, líderes e influenciadores que impactem positivamente o mercado e a sociedade.