O compromisso do Estado é promover a equidade e garantir a participação ativa das pessoas
A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, por meio da Secretaria Executiva de Promoção da Equidade Social e da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), realiza diversas ações em conjunto com secretarias estaduais para marcar a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, com uma série de atividades, a partir de hoje até o próximo dia 28.
“Com o tema ‘Pernambuco: Fortalecendo a Participação Social através da Inclusão e Acessibilidade’, a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência de 2024 será um marco na história de Pernambuco, reafirmando o compromisso com a inclusão e o fortalecimento da participação social das pessoas com deficiência”, diz a Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joana Figueirêdo.
Durante os sete dias da iniciativa, entre outras atividades, será lançado o Programa Pernambuco Acessível. Iniciativa que representa passos decisivos para transformar o futuro da realidade de milhares de pernambucanos.
“Esta iniciativa é crucial para promover a conscientização e a inclusão social, assegurando que todos tenham acesso a serviços e informações essenciais para a melhoria da qualidade de vida”, afirma Marcos Gervásio, Superintendente Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência.
Programação e Destaques:
A programação é desenvolvida de forma intersetorial e envolve diversas secretarias estaduais e será marcada por uma série de eventos e ações voltadas à inclusão social e à acessibilidade.
Caravana da Inclusão (21 e 26/08);
A Caravana levará serviços especializados para pessoas com deficiência em Gravatá e Serra Talhada, respectivamente. As atividades incluem orientações sobre o PE Livre Acesso e outros serviços da SEAD; emissão de carteiras de identidade (RG), certidões de nascimento e casamento, ofertada pelo balcão de direitos da Secretaria de Defesa Social; balcão BPC (Benefício de Prestação Continuada); balcão com serviços da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo; apresentações artísticas; balcão de direcionamento para qualificação profissional e direitos básicos da criança e juventude; além de exposição de materiais pedagógicos para alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Lançamento do Livro “O Mistério de Duas Cabeças” (22/08);
Obra acessível através de audiodescrição para deficientes visuais, lançada pela autora Karina Galindo. Acontecerá na Associação Pernambucana de Cegos (APEC), às 15h.
Dia D de Empregabilidade (23/08);
A ação visa facilitar a inserção do público no mercado de trabalho, com orientações, cadastro, palestras, inscrição e cursos de profissionalização e mais serviços. O Dia D vai ocorrer nas Caravanas da Inclusão e no dia 22 de agosto, na Casa do Trabalhador – Rua da Aurora, 425, Boa Vista, Recife, das 8h às 17h.
Praia Sem Barreiras (25/08);
Rota de lazer inclusiva em Boa Viagem, destinada a pessoas com deficiência usuárias de cadeiras de rodas, proporcionando uma experiência acessível em uma das praias mais conhecidas de Pernambuco.