O programa visa atender mulheres em situações de violência e vulnerabilidade
A Livre de Assédio (https://www.instagram.com/livredeassedio/), startup que apoia a prevenção ao assédio sexual, moral e discriminação por meio de ações estratégicas de impacto, desenvolve projeto em parceria com a TIM, operadora de telefonia móvel, que atende mulheres em situações de violência e vulnerabilidade. A Livre já preparou mais de 200 lojas próprias da TIM para o programa denominado como “Caminho Delas”, que tem unidades identificadas como locais seguros dentro de um aplicativo parceiro.
Responsável por definir o protocolo de atuação das equipes de vendas da TIM ao recepcionar a mulher em risco, a Livre de Assédio também participou do mapeamento de cenários recorrentes de violência de gênero e treinou as equipes de todas as unidades próprias da TIM no Brasil para que elas possam fazer a melhor abordagem e ter ciência do papel de cada agente de loja ao encaminhar as mulheres para a rede de apoio do estado.
“O objetivo entre a Livre de Assédio e a TIM é criar um ambiente mais seguro e criar uma rede eficiente de apoio para as mulheres, além de direcionar qual a melhor abordagem a ser utilizada quando uma mulher passa por qualquer tipo de violência. Temos uma parceria de longa data, atendendo a empresa desde 2022 com o programa ‘Respeito gera Respeito’ de prevenção ao assédio sexual, moral e bullying, além de promover uma mudança cultural para diversidade e inclusão”, diz a pernambucana Ana Addobbati, CEO e fundadora da Livre de Assédio.
Os treinamentos desenvolvidos e executados pela Livre de Assédio focaram na governança de cada equipe e criaram protocolos que honram o sigilo, a segurança de todos, o acesso à informação para que a vítima tenha a autonomia necessária para decidir como quer pedir ajuda ao estado. Esse olhar e direcionamento foram fundamentais para preparar as equipes a lidarem com situações de risco, como assédio, violência física e outros perigos enfrentados pelas mulheres.
Para Ana, a TIM e a Livre estão preparando um lastro para que novas políticas públicas surjam em parceria com a iniciativa privada, além de serem mais um case de S do ESG, envolvendo os valores da marca.
Sobre a startup
A Livre de Assédio tem soluções para a prevenção ao assédio em ambientes de trabalho e entretenimento, numa estratégia alinhada a práticas de ESG, que resultam em protocolos firmes, apoiados na legislação vigente e que já impactaram mais de 480 mil pessoas e diversas organizações. Somente no Nordeste, a Livre de Assédio já atendeu empresas como Grupo Drummond (Camarada Camarão), Festival Coquetel Molotov, Clube Alemão entre outros e realizou o carnaval sem assédio com patrocínio da Ambev no Carvalheira na Ladeira e Camarote oficial do Galo da Madrugada.