Trabalho de faculdade de pernambucano é destaque no Globo Repórter sobre a cantora Maria Bethânia

por Redação
27 de junho de 2025 às 12h11min

TCC de ex-aluno da UniFafire serviu de inspiração para a entrevista da apresentadora Sandra Annenberg, que vai ao ar hoje (27)

O Globo Repórter Personalidades desta sexta (27), às 22h, em homenagem a vida, obra e as origens da cantora e intérprete, Maria Bethânia, que acaba de completar 79 anos, traz um recorte especial do “Projeto Doutora Maricotinha”, idealizado pelo ex-aluno de Letras do Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFafire), Jorge Venerando, e pela professora que une a análise e interpretação das obras da cantora colocando a poesia em prática através de atividades como escrita e declamação.

O projeto Doutora Maricotinha surgiu em 2017, quando Jorge era aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Municipal Ministro Jarbas Passarinho, em Camaragibe, onde ele concluiu os estudos. Na oportunidade, o jovem procurou a professora de inglês da instituição de ensino, Ana Claudia, que lhe auxiliou na criação do projeto.

“Eu queria algo que unisse a poesia e Maria Bethânia, já que tanto eu como a professora somos fãs da cantora. Dai surgiu a ideia do projeto que fala de música e poesia na inspiração de Bethânia, pois ela sempre acreditou na questão da educação pública de qualidade e a partir dai buscamos despertar nos outros estudantes o poder da música e da poesia”, recorda Venerando.

O projeto ganhou potência e virou o TCC “Literatura no Palco: as canções-poemas e inspirações de Maria Betânia no Show Abraçar e Agradecer”, orientado pelo professor de Literatura da UniFafire, Glauco Cazé. O TCC serviu de inspiração para a entrevista da apresentadora Sandra Annenberg. Na reportagem especial, Jorge fala sobre o surgimento do projeto Doutora Maricotinha, a construção e organização do TCC – que teve uma cópia entregue à cantora – e a relação de fã dele com a “Rainha da Música Brasileira”.