TSE permitirá que pessoas com deficiência visual ouçam o nome do candidato via fones de ouvido

A grande novidade para as Eleições 2024 é a ferramenta de sintetização de voz “Letícia”, para auxiliar pessoas com deficiência visual na hora da votação

Mais de 46 mil eleitoras e eleitores pernambucanos com deficiência ou mobilidade reduzida estão aptos a votar nas Eleições 2024. Pensando neste público, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (https://www.instagram.com/tre_pernambuco/) promoverá, nesta terça-feira (10), às 10h, um evento para divulgar as ações de acessibilidade que vêm sendo desenvolvidas pelo Tribunal voltadas às eleições, além de apresentar os recursos da urna eletrônica para pessoas com deficiência. A ação é realizada pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão (CMA) do TRE-PE.

A grande novidade para as Eleições 2024 é a ferramenta de sintetização de voz “Letícia”, para auxiliar pessoas com deficiência visual na hora da votação. A voz, agora, informa os cargos em votação, os números digitados e o nome da candidata ou do candidato. A urna ainda conta com o Sistema Braille e com a identificação da tecla “5” (de forma similar ao teclado do telefone).

Para auxiliar os eleitores com deficiência auditiva, o equipamento tem um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na tela para informar os cargos que estão em votação no momento. Assim, o TSE permitirá que pessoas com deficiência visual ouçam o nome do candidato, após digitar o número na urna eletrônica.

A nova tecnologia utiliza a sintetização de voz, que transforma texto em som, em forma de leitura eletrônica. O software de leitura das informações na urna eletrônica, com os nomes dos candidatos, vai ficar disponível por meio de fones de ouvido. Segundo o TSE, a opção por fones tem o objetivo de garantir o sigilo do voto. 

Outras informações importantes à saber é a prioridade para votar e a possibilidade de levar um acompanhante até a cabina de votação. Além disso, o projeto Eleições Acessíveis, uma parceria que existe desde 2020 entre o TRE-PE e governo estadual, facilita a vida dos PcD por transportar eleitores com deficiência até o local de votação em vans adaptadas. 

Para quem tem dúvidas o TRE-PE disponibiliza a chatbot, Júlia, que ajuda 24h por dia. Ela pode esclarecer dúvidas sobre local de votação, regularidade eleitoral, candidatos, entre outras. Para falar com Júlia pode ser via Telegram (buscar por “Julia TRE-PE”) ou através do site do TRE-PE (acesse a seção “Fale Conosco” em (http://www.tre-pe.jus.br).